Mulher

Aspecto cansado? Veja como se livrar das olheiras

Dicas para não ter vergonha de se olhar no espelho.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

Não tem jeito! É só olhar no espelho que é possível ver as temíveis olheiras que deixam o aspecto do rosto cansado. Essas manchas arroxeadas ou acastanhadas que surgem nas áreas dos olhos podem ser ocasionais ou permanentes e são visíveis, pois apresentam tonalidades diferentes das pálpebras inferiores e do resto do rosto. A boa notícia é que para escondê-las, além de alguns truques de maquiagem, como o uso dos corretivos que ajudam a disfarçar, existem tratamentos eficazes e cremes potentes que combatem esse incômodo.

Segundo a médica pós-graduada em dermatologia Silvia Takakuwa (CRM - 87464), o segredo é atingir o que provoca as olheiras: o excesso de pigmentação nas áreas dos olhos e a má circulação na região. “Se a circulação local não funcionar corretamente, os pigmentos do sangue não passam no interior dos vasos, acumulando-se no tecido conjuntivo e dando à pele uma cor particular, que varia entre o amarelo e o negro. E assim surgem as olheiras”, explica a médica.


Mesmo quem mantém um estilo de vida saudável, pode ter propensão ao desenvolvimento das olheiras. Entre suas causas, podemos destacar a hereditariedade, a vasodilatação local mais intensa, a tensão pré-menstrual, desidratação da pele, doenças em geral, medicamentos, bebidas alcoólicas, fumo, café e o próprio cansaço.


Recursos estéticos e cremes potencializadores
Está cansada de se levantar todos os dias e olhar para o espelho e ver que as indesejadas olheiras continuam lá? Alguns tratamentos estéticos podem amenizar o aspecto das olheiras em apenas algumas sessões. “As causas do problema e o hábito de vida de cada um podem interferir na indicação e na durabilidade dos tratamentos estéticos. Cuidar da pele, utilizar produtos que agem diretamente no local e recorrer aos procedimentos estéticos podem, quando associados, garantir um resultado satisfatório”, alerta Sílvia.


Conheça alguns dos recursos para combater as olheiras
Peeling
Ele age por meio da esfoliação e retira as camadas de pele escurecida. Como o tratamento é agressivo, o uso de protetor solar por até 15 dias após o processo é obrigatório.


Radiofrequência
O tratamento é seguro, indolor e eficaz na melhora do aspecto das olheiras e bolsas sob os olhos. Ele aquece a pele de forma homogênea e uniforme atingindo a pele de forma simultânea, aumentando assim o metabolismo da região tratada.


Drenagem linfática
Se você tem bolsas abaixo dos olhos a drenagem linfática é a melhor opção para tratar esse incômodo. O método age na circulação e ameniza os pontos escuros, eliminando o inchaço de toda a região ao redor dos olhos.


Laser CO2 Fracionado
Hoje ele é considerado o melhor tratamento e, além de provocar um clareamento das olheiras, já trata a flacidez das pálpebras. O laser age na segunda camada da pele e consegue garantir um bom resultado contra olheiras, rugas, flacidez e cicatrizes.


Invista em vitaminas
Opte em usar cremes a base de vitamina A, C, K e de ácido mandélico. Eles aumentam a tonalidade da pele e evitam problemas na vascularização.


Compressas vasoconstritoras
Aplique compressas com água gelada ao redor dos olhos pelo menos três vezes ao dia. As compressas podem ser feitas com substâncias calmantes ou derivados de camomila. Esse procedimento feito diariamente atenua o problema e melhora o aspecto da pele.


Truques para disfarçar as olheiras
Para disfarçar as olheiras você pode usar um corretivo do mesmo tom da pele. Com a ajuda de um pincel, você deve passar o produto nas pálpebras superior e inferior, no canto dos olhos, canto do nariz e abrindo levemente para as maçãs do rosto para uniformização com o restante da pele do rosto. A base e o pó também devem ser usados para amenizar as imperfeições. “O corretivo deve ser aplicado após a base, para melhorar o acabamento. Em relação aos olhos fundos, é importante aplicar a base, pó e o corretivo nas duas pálpebras”, aconselha a especialista em dermatologia.


Livre-se das olheiras:
•Coloque fatias de pepino frio sobre os olhos fechados por 15 minutos. Não há necessidade de tal rotina todos os dias, bastam duas vezes por semana.
•Beba bastante água. Ela é um bem essencial que faz maravilhas à sua pele. Beba pelo menos dois litros por dia e verá que a pele ao redor dos seus olhos ficará muito mais hidratada e menos translúcida, logo atenuará o quadro.
•Use protetor solar com um fator mínimo de 30 para evitar o enfraquecimento causado pelo sol.
•Descanse bastante. Durma pelo menos 8 horas por dia.
•Consuma alimentos ou suplementos ricos em Vitamina C. Esses alimentos ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.