Alimentação

Veja os benefícios de alguns pratos de São João

Será que aquela paçoquinha engorda tanto?

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

Os saborosos quitutes de Festa Junina podem ser benéficos para a saúde se consumidos com moderação. “Apesar dos benefícios dos ingredientes usados nos doces típicos desta data, vale ressaltar que são calóricos e possuem grande quantidade de açúcares e gorduras, por isso a ingestão deve ser moderada” afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição de uma rede especializada em alimentos naturais. Quem tem intolerância alimentar também pode festejar. Basta substituir nas sobremesas alguns ingredientes - inserir opções sem açúcar para os diabéticos, trocar os ingredientes à base de leite por soja para os intolerantes à lactose e substituir o glúten nos preparos para celíacos. Para quem quer controlar as calorias ingeridas, a dica é usar ingredientes com menos gorduras e açúcar.

Conheça os benefícios dos alimentos que compõem os pratos típicos destas celebrações:

Amendoim torrado/ paçoca

O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poliinsaturados que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides. A opção coberta com açúcar deve ser consumida sem excessos.

Pinhão cozido

Este alimento contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. É fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo. Mas deve ser consumido com moderação, já que é rico em carboidratos, o que o torna rico em calorias.

Bolo de fubá/ Broa/ Curau/ Milho cozido

Todos feitos com milho, um alimento saudável, rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. Além de energia, fornecem antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde óssea.

Batata-doce assada

A batata-doce também é fonte de carboidratos, portanto, fonte de energia, além de ser rica em vitamina C. Tem ainda betacaroteno, um antioxidante que auxilia no combate ao câncer e estimula o sistema imunológico. Suas fibras melhoram a digestão e atuam contra o colesterol. O doce de batata doce pode ser consumido, porém com moderação.

Doce de abóbora

A abóbora possui alto teor de fibras, boa quantidade de vitamina C e potássio, além de ser uma rica fonte de betacaroteno - um precursor da vitamina A, potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e protege a pele do envelhecimento precoce.

Arroz doce

Rico em carboidrato, o arroz é uma ótima fonte de energia. Possui proteínas e vitaminas do complexo B, que participam de várias reações em nosso organismo. Aumenta a energia e a disposição. Para os intolerantes à lactose, o leite do preparo pode ser substituído por bebidas vegetais, como bebida de arroz ou de soja. Os diabéticos podem preparar a receita com adoçante para forno e fogão.

Canjica

A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo. O leite de coco possui traços de selênio e vitamina E, nutrientes antioxidantes. Ao escolher as bebidas, opte pelo quentão ou vinho quente sem álcool, para aproveitar os benefícios do gengibre e da canela, evitando os efeitos colaterais do consumo alcoólico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.