Televisão

Globo Repórter: Glória Maria em Montenegro

Programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 19.

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

No ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 19, Glória Maria vai a Montenegro, um novo país que se abre para o mundo, o menor da antiga Iugoslávia. Uma terra surpreendente entre mar, montanha e lagos, que reúne beleza, história e muita qualidade de vida na região dos Balcãs, no sudeste da Europa. O programa explora todo o território montenegrino, que tem na sua fronteira a Albânia, a Croácia, a Sérvia e o mar Adriático. Montenegro e Sérvia se tornaram países independentes em 2006, depois de um referendo popular e, atualmente, os montenegrinos estão negociando a entrada na União Europeia.

"Montenegro é um sonho. Mar e Montanha. Neve e calor. Parte da antiga Iugoslávia, que herdou na separação, uma parte do litoral deslumbrante. A vida no campo e no alto das montanhas nevadas continua como no passado. Conheci duas senhorinhas que são felizes e não trocam a montanha por nada. Uma tem mais de 90 anos e trabalha no campo sem parar e a outra toma conta de um rebanho", conta Glória Maria.

É através de personagens locais como as duas senhoras que Glória conta a história do povo e mostra quanto conhecimento existe em um país tão pequeno. A repórter começa a sua descoberta pela região Norte, onde a neve e o frio predominam. Um cenário deslumbrante, repleto de coqueiros. Seguindo para o litoral, encontram-se as praias de água clara e limpa, num azul intenso do mar Adriático, que forma uma paisagem de tirar o fôlego. Para conhecer o fundo do mar de Montenegro, a equipe de reportagem embarca num submarino, uma verdadeira aventura mar adentro. Depois visita o cânion mais profundo da Europa, onde cruza o rio Tara.

Em outro extremo do país, as cidades medievais são muito preservadas. As ruas inteiras são talhadas em pedra e as escadarias estão intactas. Chegando na Baía de Kotor, uma cidade erguida para ser uma fortaleza, Glória leva uma hora de caminhada para subir os 1.500 degraus, que a levam a uma das mais belas vistas da Europa. No meio do caminho descobre uma catedral construída em 809, há mais de 1.200 anos, e um mosteiro esculpido numa rocha gigante, 900 metros acima do nível do mar.

A repórter explora também uma ilha artificial, onde uma igreja do século XV, construída por dois irmãos há 700 anos, parece flutuar no meio do mar. O público conhece ainda a história das oliveiras milenares que produzem um dos melhores azeites do mundo. Além da fabricação caseira de queijos, presuntos e vinhos, com sabores inesquecíveis.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 19, depois de ‘Babilônia’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.