Maternidade

Gravidez: como escolher o melhor calçado?

Veja como eleger o melhor tênis para essa época.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

Você gosta de caminhar? Então, ótimo! Caminhar é um dos melhores exercícios para as gestantes. Ajuda a manter a forma sem sobrecarregar joelhos e tornozelos. Além de ser uma atividade física que pode ser feita durante os noves meses de gestação. Durante a gravidez o corpo da mulher sofre uma série de mudanças, entre elas, a perda de equilíbrio e o aumento do peso corporal. Essas alterações podem gerar desconfortos na base de sustentação do corpo: os pés. Mas, para fazer uma boa caminhada a mamãe deve usar o tênis correto para o seu tipo de pé com o objetivo de evitar dores e lesões.


De acordo com o ortopedista, Dr. Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP: 111559), antes de escolher o modelo do seu tênis a gestante deve conhecer os tipos de pisada e saber qual é o seu. “O tipo de pisada é determinado pelas características anatômicas do indivíduo: tipo de pé (normal, plano e cavo), disposição dos joelhos (varos,valgos), ângulo formado entre o joelho e quadril. Estas características somadas a flexibilidade e com o equilíbrio muscular específico de cada indivíduo fazem com que cada um de nós apresente um determinado tipo de pisada”, explica o ortopedista.


Os pés merecem um cuidado especial. A gestante deve optar pelo modelo de calçado que proporcione um bem-estar. Durante toda a gestação, os tênis ou sapatos devem ser confortáveis e adequados á estação. “Um calçado inapropriado pode causar diversos problemas na gravidez como, quedas, aumento da força muscular das pernas (aumento do esforço na musculatura dos membros inferiores) e, consequentemente, a fadiga. A má circulação sanguínea local também pode ser prejudicada, o que reflete no retorno venoso (sanguíneo) provocando os inchaços”, ressalta o médico.


Tipos de pisada
A pisada está relacionada às características do sistema locomotor, como a postura corporal. Flexibilidade, equilíbrio, força muscular, tipo de calçado e solo, são fatores que podem alterar o seu tipo de pisada. Basicamente, existem três classificações. Estima-se que 50% das pessoas apresentam pronação, 45% tem pisada neutral e 5% são supinação.


Pisada neutra: pisada uniforme é impulsionada pelos três primeiros dedos dos pés.
“A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar, o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo”, destaca o ortopedista, Dr. Luiz Alberto Nakao Iha.


Pronação: movimento pela parte interna do calcanhar, apoiando o peso na borda interna do pé. Durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita.


Supinação: impulso do caminhar concentrado nos últimos dedos dos pés. É o oposto de pronação. Durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora.


Como identifico o meu tipo de pisada?
Para as mamães não cometerem erros na hora de escolher um tênis, elas devem procurar um especialista para fazer o exame de baropodometria. Esse diagnóstico mapeia a distribuição da carga na sola do pé enquanto a pessoa caminha. “A gestante irá andar descalça sobre um tapete de borracha que tem a função de mapear o pé enquanto transfere as características ósseas e musculares para o computador. Com essas informações, o profissional consegue classificar a pisada e indicar qual tipo de tênis é ideal para corrigir as possíveis alterações identificadas no exame”, alerta o médico. Para evitar desconfortos agravantes da gravidez, tais como dores, inchaços e edemas, é aconselhado que as futuras mães optem por um bom par de tênis com suporte para a sola dos pés. Quanto mais larga a base do tênis, melhor, para ajudá-la a manter o equilíbrio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.