Mulher

Diferenças entre maquiagem definitiva e micropigmentação

Conheça melhor cada um desses procedimentos estéticos.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(google)

Toda mulher gosta de apostar em uma superprodução, mas nem todas têm tempo para ajeitar uma falha na sobrancelha, realçar os olhos ou apostar em uma cor nos lábios, salientar as maçãs do rosto, camuflar as olheiras. Por isso, estar sempre com o make perfeito é um sonho. Imagina acordar com o visual impecável ou quando estiver atrasada para aquela festa, nem precisar perder tempo com a maquiagem? Pela facilidade trazida a micropigmentação vem sendo uma excelente solução para mulheres vaidosas que desejam acordar prontas para seu dia a dia cada vez mais corrido. "Esse procedimento é diferente da antiga maquiagem definitiva, porque é, na verdade, uma maquiagem temporária. Ou seja, ela não dura para sempre, mas pode deixar a mulher tranquila por até dois anos”, diz a micropigmentadora Vanessa Silveira, mestra em Micropigmentação Fio a Fio 3D.

A maquiagem definitiva é um tipo de tatuagem que perfura a camada mais profunda da pele. Portanto, se o resultado não agradar, é complicado livrar-se do problema. “Já a micropigmentação precisa de retoques de tempos em tempos, o que é ótimo para quem gosta de estar acompanhando o que dita a moda. No entanto, é fundamental verificar se o micropigmentador é habilitado e se o material e o local seguem as regras e os protocolos determinados pelos órgãos de vigilância sanitária”, alerta Vanessa. Segundo a especialista, o aparelho para micropigmentação possui uma rotação menor que o da tatuagem deixando o traço mais suave, além disto, o pigmento usado é próprio para o rosto e não sofre variação de cor como o da tatuagem, que após alguns anos azulava as sobrancelhas.


Ainda assim, um trabalho mal feito pode gerar resultados insatisfatórios. Vale pedir ao profissional para mostrar o book de trabalho. “Converse, tiredúvidas e faça o procedimento com segurança”, diz a especialista. “O método consiste em aplicar pigmentos na segunda camada da pele, semelhante a uma tatuagem, porém usada com outro propósito, por exemplo, corrigir falha ou escassez das sobrancelhas, colorir os lábios, realçar o contorno dos olhos, camuflar as olheiras, corrigir as estrias, ressaltar as maçãs do roto, cobrir calvícies”, explica a micropigmentadora.


Na micropigmentação são usados pigmentos com cor muito próxima as do natural. “São tons mais claros que os pigmentos usados na tatuagem e com coloração adaptada à colorimetria da pele do rosto”, destaca Vanessa. E a proposta é que estes pigmentos sumam gradativamente da pele com o passar do tempo. “Antes de iniciar o processo, é feito um desenho do rosto da cliente com maquiagem removível, para uma pré-aprovação e para servir como molde”, diz Vanessa. Além disso, as habilidades técnicas, a sensibilidade estética do profissional e a utilização de material de alta qualidade (pigmentos, dermógrafo e agulhas) são condições fundamentais para definir o sucesso do trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.