Mulher

Beleza: conheça os termos usados nos cosméticos

Você sabe realmente o que tem nos seus produtos?.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Beleza
Beleza (google)

Você leu os rótulos dos seus produtos de beleza e higiene favoritos, mas não entendeu o que algumas palavras significam e o que cada um dos componentes faz? Para tirardúvidas, elaboramos um pequeno dicionário com os termos mais frequentes em nosso dia-a-dia. Assim fica mais fácil escolher o produto certo para cada finalidade.

Hipoalergênico: Diferente do antialérgico que tem como função combater a alergia, o produto hipoalergênico foi formulado buscando diminuir as chances de causar alergias. Ele pode estar presente em esmaltes, maquiagens, cremes hidratantes e até mesmo desodorantes e desodorantes íntimos.

Vale a pena - para quem costuma ter reações alérgicas ou em produtos para áreas delicadas, como os de higiene íntima.

Não comedogênico: Normalmente vinculado a produtos para a pele, o termo vem de comedão, que é sinônimo de cravo. Isso significa que ele não obstrui os poros e, portanto, evita a formação de acne.

Vale a pena – investir em produtos assim para a área do rosto, , especialmente para pele oleosa.

Livre de Ftalatos: Essa substância é usada em esmaltes para dar brilho e fixar a cor, em perfumes para garantir uma fixação mais duradoura do aroma e em hidratantes, sabonetes líquidos, condicionadores e xampus para dar o aspecto líquido e cremoso. No entanto, este composto pode causar danos ao fígado, rins, pulmão e até anormalidades no sistema reprodutivo e desenvolvimento sexual

Vale a pena –usar produtos de boa qualidade, mas sem ftalatos.

Ácido salicílico: Eficiente inibidor de acne e oleosidade, este ingrediente também é capaz de renovar as células superficiais, sendo usado em produtos para esfoliação, tratamento contra verrugas e até mesmo xampus anticaspa, mas requer cuidados especiais, especialmente com o Sol.

Vale a pena – só invista neste composto se a meta é prevenir o envelhecimento da pele.

Livre de parabeno: Usado como conservante, o parabeno pode ser encontrado em xampus, cremes, hidratantes, loções, maquiagens, batons, loções para barba, sabonetes, protetores solares e produtos para depilação. Porém, essa substância pode ocasionar alergias e há suspeita de estar ligada ao desenvolvimento de câncer de mama.

Vale a pena - buscar por produtos livres desta substância, especialmente para uso diário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.