Corpo

Entender os rótulos dos alimentos ajuda a perder peso

Conheça mais o que você coloca no corpo.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(google)

Uma pesquisa feita pelo Ministério da saúde apontou que 70% das pessoas leem os rótulos dos alimentos durante as compras, mas metade não compreende adequadamente os significados das informações. E se você está lutando contra a balança, entender e conhecer as propriedades dos alimentos que está consumindo é importante para não cair em tentação na hora de fazer compras no supermercado. Segundo o nutrólogo Dr. André Veinert, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a veiculação de um rótulo nutricional nas embalagens dos produtos. “Hoje todos os produtos disponibilizam informação nutricional que avisam sobre a contribuição dos nutrientes ingeridos. Mas os consumidores devem ficar atentos às necessidades energéticas que variam de acordo com a idade, o peso, a altura, a atividade física e o sexo da pessoa”, explica.

Fazer uma escolha saudável e equilibrada não é fácil, principalmente quando existem valores diários a serem consumidos. De acordo com o nutrólogo, uma criança deve ingerir aproximadamente entre 1.200 e 2.000 kcal por dia, um adolescente entre 2.200 e 3.000 kcal, uma mulher adulta entre 1.800 e 2.200 kcal e um homem adulto entre 2.200 e 2.700 kcal. Para você não correr o risco de consumir nutrientes em excesso, conheça os principais pontos a serem avaliados nos rótulos:


Porção (em g ou ml)
Trata-se da quantidade média recomendada para consumo para manter uma alimentação saudável. “Vale ressaltar que a os valores nutricionais não correspondem ao alimento inteiro. Um pacote com 90 g de salgadinho pode conter uma tabela nutricional relacionada a uma porção de 30 g. Mas para descobrir o quanto você já consumiu, será preciso multiplicar os valores da tabela por três”, sugere o Dr. André.


Medida caseira
Indica a porção de um alimento segundo uma medida usada pelo consumidor, tais como: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. Informar a medida caseira é obrigatório.


%VD
A sigla significa Valor Diário. Ela indica qual a quantidade de energia (calorias) e de nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 2.000 kcal. “Se você ler o rótulo de uma sopa com 90% do VD de sódio, significa que esse produto já fornece o total da quantidade recomendada desse nutriente para um dia”, revela o médico.


Valor energético
São as famosas calorias (kcal). Elas representam a energia que nosso corpo produz a partir do consumo daquela porção de alimento. “Você pode notar que os valores energéticos estão com outra unidade de medida, os quilojoules (kJ), Nesses casos, basta lembrar que 1 kcal corresponde a 4,2 kJ”, recomenda Veinert.


Carboidratos
Eles atuam como fontes de energia para o corpo. Por isso, é preciso consumir a quantidade adequada desse nutriente, daí a importância de ficar de olho no %VD dos alimentos. Os carboidratos são encontrados em pães, tubérculos, massas, farinhas e doces em geral e sua necessidade diária é 300 g.


Proteínas
Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células. Sem exagero, as proteínas garantem a manutenção do organismo, além de proporcionar uma sensação de saciedade. “O ideal é consumir 75 g de proteínas. Carnes, leite e leguminosas como feijão, soja, grão de bico, quinoa, contêm boas doses do nutriente”, diz o nutrólogo.


Gorduras totais
Essas gorduras auxiliam no transporte de vitaminas A, D, E e K, mas o seu consumo deve ser moderado, pois o abuso das gorduras totais pode levar ao aumento de peso.


Gorduras saturadas
São aquelas encontradas em produtos de origem animal, como carnes, queijos, pele de frango, leite integral, requeijão e manteiga, entre outros. “A ingestão excessiva desse tipo de gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, antes de consumir esses alimentos verifique as taxas de % VD”, esclarece Veinert.


Gorduras trans
Também chamadas de ácidos graxos trans, elas estão presentes principalmente em produtos industrializados como salgadinhos, bolachas, sorvetes e margarinas. “A gordura trans não faz bem a saúde e ainda pode aumentar as chances de problema no coração. O ideal é consumir no máximo 2 g de gordura trans”, aconselha o Dr. André.


Fibra alimentar
As fibras garantem o bom funcionamento do organismo, o controle das taxas de glicemia e colesterol, além de aumentar o efeito de saciedade. São facilmente encontradas em frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. É necessário consumir 25 g de fibras por dia.


Sódio
O nutriente é importante para a regulação hídrica e o desempenho adequado do cérebro. Porém, quando o sódio é consumido em excesso ele pode causar retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial. “Nem todo mundo sabe, mas o sódio está presente na maioria dos produtos industrializados. Para evitar problemas na saúde observe o %VD e procure manter distância do saleiro”, conclui o nutrólogo.


Dessa forma, é possível ingerir alimentos saudáveis sem colocar a dieta e a saúde em risco. Prefira produtos cujos primeiros ingredientes da lista não sejam gorduras, óleos, sal, açúcar, sacarose, mel, melaço ou ainda outras formas de açúcar, e opte por aqueles que apresentarem alto %VD de fibras alimentares. Seguindo essas dicas é possível consumir os alimentos sem culpa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.