Mulher

Veja a importância de manter o equilíbrio facial

Dicas para ter seu rosto mais assimétrico.

Na Mira com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(tumblr)

Quando você se olha no espelho, já observou se o seu rosto é assimétrico? Apesar de o corpo humano apresentar diversas simetrias dos pés á cabeça, no rosto é importante que elas sejam equilibradas. “A Simetria facial é o equilíbrio que os dois hemisférios da face apresentam, ou seja, as hemifaces direita e esquerda. O rosto não possui hemisférios idênticos, mas sim equilibrados quanto à forma e função. Uma assimetria exagerada pode impedir o seu equilíbrio”, explica a Fonoaudióloga e Coach Patricia Antoniazi.


Para quem deseja manter o equilíbrio facial pode contar com o auxílio das técnicas da Fonoaudiologia Estética ou Estética Facial. “Acreditamos que todos têm o seu espaço de beleza, mulheres e homens, de diferentes faixas etárias. Priorizar a característica de cada um leva à graciosidade, individualidade e autenticidade”, diz a especialista. Todo o ser humano se comunica com as expressões. Quando você observa alguém sorrindo ou conversando é possível notar que a expressão que ele emite não é distribuída uniformemente por todo o rosto. “Normalmente mostramos nossas verdadeiras emoções somente em um lado do rosto, enquanto o outro lado mostra aquilo que desejamos aparentar. Este lado é a nossa máscara, que todos nós carregamos em maior ou menor grau”, comenta a fonoaudióloga.


De acordo com a especialista os pontos mais expressivos do rosto são as pálpebras e os cantos da boca. Durante o riso, por exemplo, as bochechas se movimentam. No caso da raiva e medo, o pescoço mostra tensão, as narinas se abrem e a testa se contrai quando a expressão é de preocupação e tristeza. As bochechas também não ficam de fora desse processo. “Qualquer alteração da tensão ou força das bochechas pode comprometer o posicionamento dentário e funções como a mastigação, deglutição e causar deformidades estéticas”, frisa Antoniazi.


As bochechas são compostas externamente por pele, internamente, por mucosa, e entre essas camadas, encontram-se músculos faciais, músculos de mastigação, tecido glandular e um corpo adiposo subcutâneo bastante proeminente. “A postura constante de boca aberta ou de contração exagerada de cantos de lábios faz com que não haja contraposição de forças laterais exercidas pelos músculos das bochechas, o que traz como consequência a assimetria do lado direito e esquerdo do rosto e da boca”, alerta a fonoaudióloga. Para manter o equilíbrio facial, é importante se consultar com um fonoaudiólogo para que seja feito exercícios específicos para os lábios, bochechas e língua. Eles provocam a manutenção da ordem facial, ou seja, a simetria facial e contribuem para uma expressão na comunicação com consciência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.