Televisão

"Como Será?" comemora os 50 anos da TV Globo

Programa vai ao ar neste sábado, dia 25.

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(CGCOM)

Nos últimos 50 anos, o público viu temas de cunho social ganhar espaço nas telenovelas, que contribuíram para a mobilização em torno dessas causas. Para falar das mudanças na sociedade promovidas por esse novo comportamento, o ‘Como Será?’ deste sábado, dia 25, recebe Glória Perez. No estúdio, a autora conversa com Sandra Annenberg sobre seu início de carreira e sobre a inserção das campanhas sociais na teledramaturgia. A entrevista faz parte do bloco especial do programa em comemoração aos 50 anos da Globo. Duas reportagens especiais completam a homenagem: em uma delas, Helena Lara Resende visita o Projac e mostra um pouco do funcionamento da cidade cenográfica e dos bastidores da novela ‘Sete Vidas’. Ela conversa com o ator Leonardo Medeiros, com o diretor Jayme Monjardim e com os autores Izabel Oliveira e Filipe Miguez, de ‘Cheias de Charme’ e ‘Geração Brasil’, e Silvio de Abreu. Na segunda reportagem, os espectadores embarcam numa viagem no tempo. No Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), da USP, Júlia Bandeira ouve pesquisadores sobre as principais temáticas de responsabilidade social abordadas nas novelas. Também serão lembrados personagens marcantes da teledramaturgia, como Odete Roitman, Viúva Porcina, Laurinha Figueroa e Dona Armênia.

O programa de sábado marca a estreia do quadro ‘Aluno Nota 11’. Ele conta histórias de alunos exemplares, que promoveram ações transformadoras em casa ou na comunidade onde vivem a partir do que aprenderam na escola. O primeiro episódio mostra uma turma que, a partir de uma aula de Ciências sobre resíduos sólidos, desenvolveram um projeto de economia de água nos vasos sanitários do colégio em que estudam, em São Caetano do Sul, São Paulo. De Nova York, reportagem coloca em discussão o excesso de elogios às crianças a partir de uma pesquisa da Academia Americana de Ciências. Esse exagero pode criar um adulto vaidoso demais? No estúdio, a psiquiatra Ivete Gattás, especialista em educação infantil, comenta o tema e responde dúvidas sobre autoestima de crianças e jovens.

No terceiro episódio do quadro ‘Sobre as Asas’, a expedição de Max Fercondini e Amanda Richter chega ao Jalapão, no Tocantins. Eles mostram como o manejo sustentável e o artesanato feito a partir do capim dourado transformaram a vida de uma comunidade de Mumbuca. Ainda falando de sustentabilidade, Rogério Coutinho mostra como um grupo de jovens designers do Rio de Janeiro transformam urucum, açafrão, cominho e outros condimentos em tinta biodegradável.

De Salvador, reportagem apresenta a história de Mizael, atendido pelo Instituto Bahiano de Reabilitação. E no ‘Nós.doc’, o professor Idomar mostra seu projeto que transforma espaços públicos em bibliotecas em Ponta Grossa, Paraná.

No quadro ‘Hoje é dia de...’, Alexandre Henderson leva os espectadores a um passeio por uma fazenda. Ele faz turismo rural, aprende a produzir queijo, conhece diferentes formas de interação com cavalos, aprende sobre a tradição musical da fazenda e visita um criatório de jacarés autorizado pelo Ibama. O quadro ‘Sonho Meu’ conta a história de Terezinha Aparecida de Lima, que deseja se dedicar à poesia, apesar da falta de apoio familiar. Será que ela vai investir no seu sonho?

Novo horário

No fim de semana dos 50 anos da Globo, o ‘Como Será?’ ganha novo horário. A partir do dia 25 de abril, o programa passa a ir ao ar de 7h às 9h.

As exceções ficam por conta das afiliadas que apresentam conteúdo regional na faixa das manhãs de sábado. Rio Grande do Norte (Inter TV-RN), Bahia (Rede Bahia), Sul de Minas e parte do interior paulista – região de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos – (EPTV) continuam exibindo o programa às 6h.

No sul do país (RBS-SC, RBS-RS e RPC), Maranhão (Rede Mirante), Espírito Santo (Rede Gazeta-ES), parte do interior e do litoral paulista (TV Tribuna e TV Diário) e do interior de Minas Gerais (Rede Integração), o ‘Como Será?’ passa a entrar às 6h30 da manhã.

Sobre o ‘Como Será?’:

‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada. O programa, exibido nas manhãs de sábado na Globo, é reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 06h05 e às 15h, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.