Saúde

Distúrbio do Processamento Auditivo Central pode provocar alteração no comportamento

Síndrome afeta a capacidade do indivíduo de processar as informações na qual escuta.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Existem pessoas que mesmo possuindo uma audição normal, não conseguem processar corretamente o que houve. Isso pode acontecer devido ao Distúrbio do Processamento Auditivo Central. Trata-se de uma incapacidade do indivíduo de processar as informações na qual escuta.

De acordo com a fonoaudióloga Patricia Antoniazi, o Processamento Auditivo Central está associado com as habilidades auditivas que são desenvolvidas desde o nascimento, como identificar a localização de um som ou memorizar sons sequenciais. “Um indivíduo que sofre com esse distúrbio não consegue compreender o estímulo auditivo, tem dificuldade para entender a fala em ambientes ruidosos, não compreende o que lê e ainda pode apresentar problemas na fala e dificuldade para a reprodução dos sons de determinadas letras”, explica.

Pessoas com distúrbio do processamento auditivo podem demonstrar ainda dificuldade para manter a atenção e não conseguem permanecer concentradas, o que dificulta a compreensão e aprendizagem em qualquer idade. “Geralmente, na fase escolar, o transtorno interfere na capacidade de leitura, bem como compreensão e comunicação oral, o que acaba comprometendo o rendimento do aluno”, esclarece Patricia.

Já nos adultos, a especialista afirma que costumam causar uma dificuldade para concentração em locais muito barulhentos, podendo gerar irritação. “Para identificar o transtorno é preciso uma avaliação completa da audição com o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo, o que inclui avaliação do processamento com testes especiais. “O tratamento é realizado por meio de um programa de reabilitação auditiva que consiste em treinos e exercícios específicos para desenvolver as habilidades que apresentaram danos durante o exame”, finaliza Antoniazi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.