Bem-estar

Descubra quais as luzes que atrapalham o sono

Elas não colaboram para uma noite de descanso.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Sono
Sono (google)

O sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo. Afinal, enquanto dormimos, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais. Restringir, no entanto, esse descanso da nossa rotina, compromete totalmente o equilíbrio do corpo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 40% da população brasileira diz ter problemas para dormir ou classifica o seu sono como de má qualidade. Mas a que se deve isso? Qual a relação entre o efeito das luzes e o sono de qualidade?

De acordo com a Consultora do Sono, Renata Federighi, a quantidade de luz influencia na produção da melatonina, hormônio que avisa o cérebro que já é hora de dormir. “Quando o ambiente em que dormimos está muito claro, a luz consegue chegar ao globo ocular mesmo quando estamos com os olhos fechados e, sendo assim, nosso corpo não consegue produzir melatonina”, explica.

Com o avanço da tecnologia, novos produtos foram surgindo e, automaticamente, se tornaram companheiros da maioria das pessoas. Porém, engana-se quem acha que as noites mal dormidas são causadas pela distração que itens como televisão, laptop, tablet e smartphone proporcionam. Na verdade, a má qualidade do sono está ligada ao tipo de iluminação que esses itens irradiam. “A luz branca desses aparelhos também inibe a produção de melatonina. Dessa forma, o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções”, esclarece a consultora.

Outra luz comum emitida pelos aparelhos tecnológicos é a azul. Presente na maioria dos celulares, a luz azul ajuda a regular o relógio biológico, chamado de circadianismo ou ciclo circadiano. Evitar a luz azul é quase impossível, mas pequenas práticas cotidianas podem minimizar seu efeito, como orienta o oftalmologista Richard Yudi Hida. “Se expor a luz azul no início do dia pode fazer com que seu corpo entenda que precisa ‘acordar’ e aumentar o metabolismo corporal geral”, explica o especialista.

Ainda de acordo com o especialista, recomenda-se conter o uso desses aparelhos durante a noite. “Evitar ou diminuir o uso de aparelhos que emitam luz azul (tablet, televisores, celulares, etc.) é importante. Caso não consiga, sugere-se o uso de filtros de luz azul nos óculos para evitar que altere no ciclo circadiano e cause insônia”, orienta Dr. Richard.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite, pois tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.