Bem-estar

Veja o que não pode faltar em uma dieta detox

Alimentos que vão te ajudar a conquistar o corpo dos sonhos.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Alimentação
Alimentação (google)

Alimentação industrializada, medicamentos, embalagens plásticas, poluentes do ar e da água, estresse. No cotidiano, estamos expostos a diversas fontes de toxinas, tanto alimentares quanto ambientais, o que acaba gerando aumento de peso e dificuldade em responder às dietas de emagrecimento. Para desintoxicar o organismo e amenizar esses riscos, a dieta detox tem sido uma alternativa.


De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição de uma rede de produtos naturais, a verdadeira dieta Desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo. “O detox tem por objetivo diminuir os impactos negativos dessas toxinas no funcionamento do corpo. O processo ocorre principalmente no fígado e é dependente de uma série de nutrientes que potencializam a eliminação dessas substâncias pelo nosso organismo”, explica.

Para a desintoxicação, Flavia recomenda cortar alimentos que prejudicam o bom funcionamento do organismo, como:frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, carnes gordurosas, doces e alimentos com alta concentração de sódio, como os industrializados. “Esses itens fazem com que o corpo tenha dificuldade em eliminar líquidos, o que aumenta o inchaço. Outra dica extremamente importante é beber bastante água, pois é preciso manter o corpo hidratado, já que parte das toxinas serão também eliminadas pela urina”, esclarece.

Abaixo, a nutricionista indica alimentos e produtos que não podem faltar no cardápio detox e destaca que sempre que possível a opção deve ser pelas versões orgânicas. Confira:

ALIMENTOS PERMITIDOS

Abacate – É fonte de antioxidantes, incluindo a glutationa, que auxilia no processo detox, otimizando o transporte de toxinas prejudiciais para fora do organismo. A fruta pode ser consumida pura ou utilizada no preparo de pastas e de receitas. Outra opção é utilizar o óleo de abacate para temperar saladas.


Cranberry – Muito utilizada para auxiliar na prevenção e no tratamento de infecções urinárias, também pode contribuir para a liberação de toxinas. O consumo do suco da fruta é uma ótima pedida.


Crucíferos – Brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo e rabanete são ricos em enxofre, mineral que auxilia na detox. Os crucíferos podem ser utilizados em receitas de saladas e em tortas salgadas. Na versão liofilizada, podem ser adicionados em sucos, vitaminas e sopas.


Alho – Fonte de enxofre, esse é outro alimento muito utilizado para auxiliar na “limpeza” do organismo. Deve ser consumido preferencialmente cru. Uma boa dica para o alho é amassá-lo e colocá-lo dentro de um recipiente em vidro com azeite. Existe também a opção do óleo de alho em cápsulas.


Beterraba – Pode ser incorporada em diferentes receitas ou pode ser consumida crua. Possui betaína e pectina, que ajudam a proteger o fígado e o sistema digestivo.


Semente de girassol – Auxilia na desintoxicação e evita que o colesterol se acumule e cause danos ao organismo. Pode ser consumida em pequenos lanches entre as principais refeições.


Lentilhas – Ajudam o sistema digestivo a limpar e desintoxicar o organismo. Lentilhas também podem auxiliar na redução do colesterol e no equilíbrio das taxas de açúcar no sangue. Pode ser consumida em substituição ao feijão ou ainda no preparo de saladas.


Clorofila – É desintoxicante e depurativa do organismo, reforça o sistema imunológico, neutralizando as toxinas e aumentando o número de anticorpos do sistema imunológico. Sua polpa pode ser utilizada no preparo de sucos com frutas de sua preferência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.