Televisão

O pão nosso de cada dia é tema de programa

Não perca as atrações do "Globo Repórter".

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
Globo Repórter
Globo Repórter (CGCOM)

O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 26, apresenta a história do pão, um dos alimentos mais antigos do mundo, símbolo de fé e solidariedade. Produzido pela primeira vez há seis mil anos, o pão gera empregos até hoje e é fonte de renda de milhões de brasileiros. Até a maior cidade do país só desperta depois que o primeiro pãozinho sai do forno. Os irmãos paulistanos Adriana e Rogério, que deram seguimento à profissão do pai, mostram que o mundo cabe em uma padaria portuguesa. São pães para todos os gostos e nacionalidades: francês, alemão, árabe e australiano.

O programa mostra que há uma grande demanda no mercado de trabalho por mão de obra especializada. “Padeiro não fica desempregado. Tudo que eu tenho hoje foi conquistado depois que entrei para essa área. Tenho a minha casa, carro e minha família com conforto”, diz Hallyson Souza, técnico em panificação que ensina o ofício de padeiro e confeiteiro em São Paulo.

Mas se o assunto for dieta, como resistir a um pãozinho? O ‘Globo Repórter’ mostra que o glúten, ingrediente presente em quase todos os pães, é um dos maiores vilões de dietas da moda. Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais indica que o glúten aumenta a gordura abdominal e as taxas de açúcar no sangue. Em entrevista ao repórter Ismar Madeira, o cardiologista americano William Davis afirma que cortar o glúten pode ser uma atitude importante no combate ao diabetes. É o caso de Felipe, que sem comer glúten há mais de um ano, emagreceu 23 quilos e se livrou da diabetes tipo 2. Ele diz que se sente bem disposto e que a dieta lhe garantiu uma boa qualidade de vida. “Nas primeiras semanas sem glúten, já é possível notar a diferença no rosto e na melhora do sistema gastrointestinal. Até o cabelo e a pele melhoram”, conta o cardiologista Davis, que convida as pessoas a fazerem um teste: comparar fotos antes e depois de cortar o ingrediente do cardápio.

Muito mais do que um simples alimento, o pão tem muitos significados. Pela fé e pela solidariedade, mata a fome de muita gente. O projeto social da Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia, conta com uma panificadora para alimentar e ensinar uma profissão a jovens carentes. Já o pãozinho de Santo Antônio garante fartura na mesa dos fiéis. Diz a tradição que se deve colocar um pedacinho de pão em uma vasilha de farinha, para que ele nunca falte.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 26, após a novela ‘Império’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.