Corpo

Conheça os inúmeros benefícios da dieta detox

Saiba como manter o seu corpo em forma.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(google)

É uma ‘escorregada’ que pode acontecer com qualquer um. Por mais que você se esforce para entrar em forma, sempre tem dia que se tornam propícios para ‘enfiar o pé na jaca’. Seja naquele almoço em família, aquele aniversário de criança ou um rodízio coma turma do trabalho, exagerar na comida em um momento pede moderação nos dias seguintes. E se você faz parte do grupo que não consegue se controlar em determinadas ocasiões, não desanime, a nutricionista Cynthia Bassi orienta a como correr atrás do prejuízo e recuperar rapidamente o equilíbrio do seu organismo com a famosa dieta desintoxicante.

A dieta desintoxicante – Detox - não deve ser feita com a intenção de reduzir peso, embora isso possa acontecer, o intuito é beneficiar o organismo com a inclusão de alimentos de fácil digestão e com propriedades depurativas, agindo especialmente no fígado e intestino, responsáveis pela metabolização e excreção de até 80% dos nutrientes e toxinas. “Após cometer os excessos, é importante retomar a rotina de alimentação adequada no intuito de eliminar os exageros cometidos, purificar e dar energia ao corpo, além de melhorar a digestão e absorção de nutrientes, acelerando o metabolismo e diminuindo a sensação de mal estar”, explica a profissional. “A dieta detox quase sempre é hipocalórica e pode não atingir todas as necessidades de vitaminas e minerais, por isso deve ter tempo determinado e não ser adotada de forma permanente”, orienta a nutricionista.

Nesse momento, é fundamental lembrar das fibras, que são carboidratos não digeridos pelo organismo e que auxiliam o seu bom funcionamento, especialmente na limpeza e regulação do intestino, “Elas são encontradas em alimentos integrais como biscoito, arroz, pães, aveia, açúcar mascavo, linhaça e cereais em geral”, esclarece a nutricionista Cynthia. Frutas, verduras e legumes, também devem compor o cardápio, por conterem poucas calorias e serem ricas em nutrientes. “A melancia que além de refrescante é diurética, o abacaxi que auxilia na eliminação de impurezas, o gengibre melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal; a berinjela tem ação digestiva e laxante e a couve que estimula a produção de enzimas, ajuda na eliminação de toxinas e é fonte de vitamina B que facilita o metabolismo dos macronutrientes” diz a profissional.

“Frutas cítricas, como o limão, laranja, kiwi e acerola possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade. Os peixes e chás, também devem estar presentes no período pós-páscoa”. A hidratação deve ser reforçada, por isso a nutricionista indica o consumo de oito a dez copos de água ao dia, para auxiliar na eliminação de toxinas. Para obter um resultado mais eficiente na desintoxicação, alguns cuidados são recomendados para melhorar a resposta do organismo às mudanças, “Cerca de três dias antes, retire o café da dieta, para que a cafeína não atrapalhe a ação da enzima citocromo, responsável pela eliminação de toxinas e nesse período prefira alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos”, ensina a nutricionista.

Além disso, alguns alimentos devem ser consumidos com moderação nessa fase, é o caso do leite, pães e massas, que devido à presença de lactose e glúten, tem digestão lenta e ação inflamatória, e das carnes vermelhas que tem maior quantidade de toxinas.

Evite também os seguintes alimentos:

Açúcar e mel

Refrigerantes e bebidas alcoólicas

Alimentos industrializados

Embutidos, manteiga e margarina

Frituras e guloseimas

A reintrodução desses alimentos deve ocorrer de forma lenta e em quantidade controlada, após o período da dieta, que dura em média de 3 a 7 dias, é indicado também que um nutricionista auxilie o paciente a explorar os alimentos funcionais e individualizar seus hábitos e necessidades. Em resumo, é importante lembrar, que uma dieta balanceada e saudável, pode sim conter algumas ‘escapulidas’ da rotina, basta saber a hora de parar com as guloseimas e focar novamente no bem-estar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.