Televisão

"Sarau" homenageia os 80 anos de João Donato

Fique ligado nessa novidade da Globo News.

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(CGCOM)

Para comemorar os 80 anos de João Donato, o ‘Sarau’ prepara uma homenagem ao músico na estreia de sua nova temporada. Com duas edições, que vão ao ar nos dias 22 e 29 de agosto, o programa apresentado por Chico Pinheiro promete uma volta ao tempo com muita música e boas histórias desse mestre da música brasileira. Além do próprio João Donato, o ‘Sarau’ conta com a participação especial de Luiz Melodia e Raul de Souza.

“No ‘Sarau’ em sua homenagem, pedimos que João Donato escolhesse dois artistas para convidar. Ele nos mandou uma lista com mais de 20 nomes! Donato é um dos maiores agregadores da música brasileira”, explica Chico Pinheiro. Um convidado era prioridade para Donato: o velho amigo Raul de Souza, gênio do trombone, que também faz 80 anos esse ano e começou a vida de artista com ele, dando canja nos bares de Copacabana, ainda na década de 50.

Além de Raul, participou do programa também um fã declarado, Luiz Melodia: “Donato é um fenômeno, é melancolia positiva. Queria compor e tocar como ele”, elogia Melodia. Para completar o time do programa, uma banda de craques: Luiz Alvez no contrabaixo, Robertinho Silva na bateria, Ricardo Pontes no sax e flauta, Zé de Arimatéa no trompete e Donatinho, seu filho, nos teclados. No repertório, músicas que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros, como "Bananeira", "A Rã" e "Lugar Comum”.

João Donato é um músico completo. Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro. Apesar da proximidade com os principais expoentes do movimento bossa novista, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Johnny Alf, nunca foi caracterizado como membro do movimento musical e sim como um músico criativo que promove fusões musicais de jazz e música latina. “Minha primeira música foi feita no Acre, quando eu tinha sete anos. Fiz para Lili, minha primeira paixão”, lembra João Donato, enquanto dedilha a melodia no piano.

O ‘Sarau’ em homenagem a João Donato vai ao ar em duas partes, nos dias 22 e 29 de agosto, às 23h30, na GloboNews.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.