Bem-estar

Cortar o carboidrato da dieta faz mal ao corpo?

Tire as suas dúvidas sobre este tema.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Mulher comendo um pãozinho.
Mulher comendo um pãozinho. (google)

Quem deseja perder peso rápido está disposto a se submeter a qualquer dieta restrita que tenha resultados. Entretanto, essas dietas que prometem perder 5 kg em duas semanas contam com alguns vilões que podem colocar a saúde em risco e até provocar o efeito sanfona. Algumas dietas excluem do seu cardápio o carboidrato, que são responsáveis em fornecer nutrientes energéticos para o organismo. “Muitas pessoas cortam o carboidrato durante a noite por acreditar que esse é um método eficaz para perder peso mais rápido. Mas, assim que se corta o carboidrato o organismo começa a gastar a energia reserva e, por isso, a maioria das pessoas que seguem esse tipo de dieta reclama de cansaço, má qualidade de sono e indisposição”, afirma o Nutrólogo André Veinert.


Segundo o nutrólogo a falta do carboidrato no dia a dia também provoca um desequilíbrio no organismo. “A partir do momento que o carboidrato é excluído da alimentação e depois ele é reintroduzido novamente no cardápio o indivíduo sofre uma alteração no organismo que pode até levar o ganho de peso rapidamente”, explica. O que realmente emagrece é a redução das calorias no dia a dia e não restringir nenhum alimento. “Pular as refeições também não é recomendado. O ideal é se alimentar várias vezes ao dia para driblar a fome. Durante as refeições procure não beber muito líquido, beba água pelo menos uma hora antes de fazer a refeição”, sugere o nutrólogo.


Equilíbrio nos alimentos
A alimentação de quem deseja perder peso precisa ser equilibrada em relação ao carboidrato e proteínas. “Um prato saudável deve conter carboidratos, proteínas, legumes e verduras. Enquanto os carboidratos oferecem energia ao organismo, a proteína contribui para o crescimento dos músculos, a verdura para o funcionamento do intestino e os legumes que são ricos em minerais e vitaminas que auxiliam na reposição do cálcio e no bom funcionamento da visão, entre outros benefícios”, esclarece o Dr. André. Se você quer emagrecer de forma saudável, não deixe de consultar um médico para que ele elabore um plano de emagrecimento de acordo com as suas características. Essa é uma boa maneira de conseguir um emagrecimento rápido sem prejudicar a saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.