Bem-estar

Conheça os sete pecados capitais do sono

Veja o que pode te deixar rolando na cama.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Veja como dormir melhor todos os dias.
Veja como dormir melhor todos os dias. (google)

Para ter um sono de qualidade é necessário disciplina, adoção de hábitos saudáveis e utilização de acessórios essenciais para o descanso. Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, alguns quesitos como, alimentação, ambiente em que se dorme, horários, postura correta e travesseiros, merecem total atenção, afinal, um sono de má qualidade pode ser consequência de erros cotidianos que, muitas vezes, passam despercebidos por muita gente. “Todos desejam ter uma boa noite de repouso, no entanto, muitas pessoas comentem erros que podem comprometê-la, na maioria das vezes, por descuido ou falta de informação”. Então que tal garantir a higiene do sono? Confira abaixo os sete pecados e fique atento para evitar cometê-los.

Ambiente inapropriado

Um quarto iluminado, barulhento e mal climatizado não ajuda o sono de ninguém. Para que haja um descanso completo é preciso silêncio, concentração, ambiente arejado e escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.


Travesseiro errado

Pouca gente se dá conta da importância do travesseiro para a garantia de uma boa noite de sono. Já existem no mercado, travesseiros adequados para cada biotipo e gosto pessoal. O travesseiro correto deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical, garantindo um sono restaurador e prevenindo futuros problemas de coluna.


Postura incorreta

Manter a postura correta durante o sono é um cuidado que pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical. O ideal é manter a coluna sempre alinhada com o tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. Especialistas recomendam que a posição mais indicada para se dormir é a de lado, sendo aconselhável sempre contar com dois travesseiros. Deve-se usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro ou um Alpino de Corpo entre eles.


Privar-se do sono

Especialistas recomendam, pelo menos, oito horas de sono para que o indivíduo possa ter um descanso revitalizador. Assim o corpo consegue realizar todas as funções que ocorrem durante o período noturno. É importante lembrar que a interrupção ou incompletude de qualquer uma das fases do sono são responsáveis pelo sono de má qualidade, que, em longo prazo, pode prejudicar o equilíbrio do organismo e a saúde.


Fazer refeições antes de deitar

Ingerir, principalmente, alimentos que promovam o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo) pode influenciar na má qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono. Antes de dormir, o mais indicado é que a pessoa dê preferência aos alimentos que ajudam a relaxar, entre eles, alface, maçã, pepino, salsão e ervas como, camomila e cidreira. Alimentos que são fonte de triptofano, como leite e derivados, frutos do mar, grãos integrais e leguminosas, também colaboram para boas noites de repouso, pois essa substância participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.


Bebidas estimulantes e fumar antes de dormir

Refrigerante, café, chá e chimarrão contêm cafeína, um estimulante que atrasa a chegada do sono e prejudica a qualidade das horas dormidas. O ideal é deixar essas bebidas de lado pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Assim como a cafeína, a nicotina é estimulante. Se fumar for inevitável, mesmo sabendo de todos os malefícios que o cigarro causa à saúde, as últimas tragadas devem ser dadas, no máximo, uma hora antes de se recolher ao quarto.

Deixar a TV ligada ou levar aparelhos eletrônicos para a cama

O maior problema da televisão, do laptop, do tablet e do smartphone não é a distração que proporcionam, mas o tipo de iluminação que irradiam. Isto porque, a luz branca artificial desses aparelhos inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela estimulação ao sono. Sendo assim, o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.