Mulher

Dicas de massagens para diminuir a celulite

Veja como deixar a sua pele mais lisinha.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(tumblr)

No momento de colocar uma roupinha mais justa, quem não se envergonha em mostrar os furinhos indesejáveis da celulite na pele? E quando o assunto é deixar as pernas de fora, muitas pessoas nem cogitam a possibilidade por causa do problema, não é mesmo? A celulite afeta a autoestima de muitas mulheres e não são exclusivas apenas de quem está um pouco acima do peso.

Nem mesmo aquelas que possuem o corpo magrinho conseguem escapar do problema. Isso porque, além da má alimentação e da ausência de atividades físicas diariamente, o surgimento da celulite está associado também a causas hormonais, má circulação e até mesmo causas genéticas. “Normalmente, se alguém da família possui celulite, como a mãe ou a avó, são maiores as chances de desenvolver celulite”, descreve a fisioterapeuta Mariana Moraes.

De acordo com a especialista, a celulite surge por causa de uma degeneração do tecido gorduroso associada à deficiência por causa da presença de toxinas que não conseguem ser drenadas pelo organismo. “A falta de oxigenação nas células, provocada pela compressão dos vasos sanguíneos dificulta a nutrição celular e também a retirada das toxinas dos tecidos, colaborando para o aparecimento da celulite", explica Mariana.

A celulite pode ser classificada em quatro graus. O primeiro é visível apenas quando a pele é comprimida. Já a segunda, apresenta-se com pequenas irregularidades porque ocorre um endurecimento do tecido responsável pela sustentação da pele, mas não apresenta dor.

“Existe ainda a celulite de grau três que é quando os furinhos ficam bem notórios, pois é no momento em que a fibrose se instala, comprometendo a circulação. A de grau quatro é a mais perigosa, porque as fibras estão mais duras formando nódulos, o que prejudica totalmente a circulação. Causando dores e inchaço nas pernas”, acrescenta a fisioterapeuta.

Massagens ajudam a tratar o problema

Atualmente, existem diversos tratamentos para diminuir a incidência de celulite. Entre alguns deles estão as massagens que ajudam não apenas a relaxar, mas melhoram a circulação como todo. Quer saber quais são elas? Confira abaixo:

Drenagem Linfática: essa técnica é realizada por meio de pressões leves, suaves, rítmicas, lentas e precisas que seguem o trajeto do sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. “Esses movimentos ajudam a melhorar a circulação e a oxigenação dos tecidos. Diante disso, reduz significantemente o aspecto de casca de laranja na pele”, informa Moraes.

Escultural Modeladora: realizada com a aplicação de produtos específicos na pele, essa técnica utiliza técnicas da drenagem linfática associadas à massagem modeladora. “O objetivo de aliar ambas as massagens é promover uma eliminação do excesso de líquido acumulados no corpo, colaborando para uma melhor nutrição dos tecidos. Além disso, ela ajuda a quebrar as células de gordura presentes no organismo e reduz as toxinas, o que contribui não apenas para a diminuição da celulite como na redução de medidas, garante a profissional.

Massagem dermoativadora: esse é outro método eficaz no combate à celulite. Além de contar com os movimentos da drenagem linfática associados aos da modeladora, essa técnica utiliza o “celumix” um massageador anticelulite com cerdas especiais e produtos com ativos. “Esse massageador é aplicado com ativos poderosos como a cafeína, extrato de centella asiática, castanha da índia, extrato de algas marinhas e cavalinha, o que ajuda a diminuir a celulite de forma significativa”, diz Mariana.

Massagem Lipolítica: criada na Rússia, essa massagem é feita através da aplicação de manobras de deslizamentos profundos, fricções e amassamentos com movimentos intensos e vigorosos. “O benefício da lipolítica é que ela ativa a circulação e ajuda a diminuir a retenção hídrica. Consequentemente, ela melhora não apenas a oxigenação dos tecidos como a nutrição tecidual. Com isso, ela ajuda a reduzir as gordurinhas localizadas e a celulite, dando uma nova modelação ao corpo”, conclui Moraes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.