Corpo

Hábitos alimentares que ajudam a perder peso

Veja como acelerar hoje mesmo o seu organismo.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(tumblr)

O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são um dos responsáveis pelo aumento do peso. Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 2008 e 2009, revelou que 90% dos brasileiros fazem uma dieta inadequada com pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Na maioria dos casos as pessoas exageram nas bebidas com adição de açúcar, como sucos e refrigerantes, ingerindo o dobro da quantidade recomendada para os adultos segundo o Ministério da Saúde. Sem contar no consumo de biscoitos, linguiças, sanduíches, salgados etc.. Para perder os excessos muitas pessoas acabam fazendo dietas restritivas ou até mesmo o uso de medicamentos que prometem emagrecer, o que pode ser um risco para a saúde.


“As dietas da moda ou radicais podem até diminuir o metabolismo e reduzir o peso, mas também ela pode aumentar o estresse e o hormônio cortisol que provoca estoques de gordura e compulsão alimentar”, afirma o nutrólogo André Veinert. Não há fórmulas mágica para emagrecer, o ideal é procurar um médico para que ele avalie suas condições de saúde e elabore um plano de emagrecimento saudável. “Não tem uma dieta padrão para perder peso, o emagrecimento deve acontecer de forma lenta e gradual com uma reeducação alimentar. O paciente irá aprender a comer novamente”, destaca o nutrólogo.


Se você quer emagrecer de forma saudável, siga as dez dicas listadas pelo nutrólogo André Veinert abaixo:

1.Alimentação equilibrada
Manter uma alimentação balanceada e variada pode auxiliar na perda de peso. Procure acrescentar em suas refeições grupos de cereais, pães, frutas, verduras, hortaliças, leite e derivados, carnes também são importantes. Controle o consumo de doces e gorduras.


2. Mastigue bem os alimentos
Esse é um dos fatores importantes para o emagrecimento, mastigar os alimentos contribui para o processo de digestão. Por isso, reserve um tempo para comer com tranquilidade no seu dia a dia.


3.Alimente-se a cada três horas
Manter esse ritual ajuda na sensação de saciedade e também impede que você fique com fome e ataque a geladeira quando chegar em casa. Organizar os seus horários e comer de três em três horas mantém o metabolismo ativo.


4.Fontes de vitaminas
Consumir vitaminas faz muito bem ao organismo, por isso, consuma diariamente alimentos ricos em vitaminas como frutas, minerais e fibras que podem ser encontrados em verduras e legumes.


5. Inclua no seu cardápio quinua, banana, damasco, açaí e amaranto
Esses cereais são fontes de triptofano que estimula a produção de serotonina – neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar


6. Beba bastante líquido
O consumo de água, sucos e chás naturais estão liberados durante a dieta. Já os sucos industrializados devem ser evitados, pois são ricos em conservantes, aromatizantes e açúcar.


7. Confie em você!
É preciso ter determinação quando se adota um plano de emagrecimento para driblar todas as tentações, incluindo doces, sobremesas, refrigerantes, massas etc..


Lembre-se de procurar um médico de sua confiança para que ele elabore um cardápio com os alimentos certos que você deve consumir para alcançar o peso desejado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.