Bem-estar

Suco de uva seria aliado no controle do peso

Pesquisa diz que a bebida ajuda a "perder" barriga.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(tumblr)

O suco de uva como aliado para perder barriga é a boa nova anunciada recentemente. Depois de comprovar os benefícios da bebida para o coração, redução de colesterol, prevenção do câncer e melhora da memória, uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Metodista (IPA), de Porto Alegre (RS), indica que o consumo regular do suco elaborado com 100% fruta, sem adição de água ou açúcar, contribui para a redução da sempre indesejada gordura abdominal.

Coordenado pela biomédica Caroline Dani e pela bioquímica Cláudia Funchal, o estudo iniciado em 2009 já foi publicado em revistas científicas e quebra paradigmas ao comprovar que uma bebida doce e saborosa pode ser aliada para dietas em seres humanos.

Caroline, que estuda os benefícios do suco desde 2004, explica que os ratos submetidos à dieta hiperlipídica (rica em gordura) com suco de uva tiveram redução de peso e de gordura na região abdominal. Já os animais com a mesma alimentação e que ingeriram água tiveram ganho de massa e de gordura. "Esse benefício pode ser estendido aos seres humanos e otimizar ainda mais os resultados com uma alimentação equilibrada", sugere.

A biomédica lembra que estudos anteriores já comprovaram a ação dos componentes da uva e, por consequência do suco 100%, para a proteção do fígado, coração, redução da pressão arterial, melhora na capacidade cognitiva, sistema nervoso central e protege contra os radicais livres, prevenindo de doenças degenerativas como o Alzheimer e o câncer.

A biomédica destaca que os resultados têm surpreendido os consumidores e atraído a atenção da mídia especializada por quebrar paradigmas. "Estamos provando que é possível termos no suco de uva um aliado para uma alimentação equilibrada. É claro que o consumo do produto deve ser associado a hábitos de vida saudáveis", reforça.

A pesquisadora recomenda que a bebida seja incluída diariamente na alimentação. Adultos podem ingerir até dois copos (cerca de ½ litro), enquanto para as crianças um copo garante todos os benefícios à saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.