Alimentação

Saiba o quanto de proteína o corpo precisa por dia

Dicas para você se alimentar melhor.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(google)

As proteínas são como pequenos tijolos que compõem o alicerce da nossa “casa”, ou seja, do nosso corpo. Elas estão presentes em todas as estruturas: dos cabelos aos ossos, da pele aos músculos. Sua ingestão é de extrema importância para a manutenção da saúde e, principalmente, para a recuperação do sistema imunológico e regeneração muscular depois dos exercícios. Apenas por meio da alimentação nem sempre conseguimos alcançar a quantidade de proteínas ideais a serem consumidas! Aqueles que treinam para ganhar massa muscular também precisam de mais proteínas na sua dieta, podendo chegar a uma quantidade média de 2 a 3 g/kg/dia (quantidade variável de acordo com as necessidades individuais) por até seis meses e com acompanhamento médico ou de nutricionista para não haver prejuízo renal.

De acordo com a nutricionista, Kassiane Fagundes, isso depende do tipo de atividade física que é realizada: “os exercícios de alta resistência, que têm longa duração podem alterar os músculos e os tendões, fazendo com que o aporte adequado de proteínas para a regeneração dos tecidos lesados seja aumentado e que tenha melhora da performance. A indicação de proteínas, para os atletas e esportistas desse tipo de modalidade, como triathlon, corrida etc é em média 1,5 a 1,7 g/kg de peso corporal ao dia”.

Já para a musculação, por exemplo, as chances de causar lesão na fibra muscular são grandes e para se regenerar, acaba desenvolvendo outras fibras ao redor daquela que se rompeu, aumentando o músculo e otimizando o processo recuperativo. “Para construir essas novas fibras são necessários novos ‘tijolos’, ou seja, mais proteínas”, destaca Kassiane.

Por ser tão difícil obter a ingestão adequada de proteínas de alto valor biológico apenas pela alimentação, os suplementos se fazem tão necessários para complementar os nutrientes. “Whey Protein é uma forma prática e funcional de substituir as proteínas advindas das carnes vermelhas. Além disso, a praticidade de ser armazenado, transportado para qualquer lugar e de ser consumido também”, explica a nutricionista. Com sabores variados, a proteína do soro do leite pode ser ingerida em diversos momentos do dia sendo um aliado na alimentação e ainda pode ser usada como ingrediente de outras receitas, tornando esse alimento versátil um queridinho dos praticantes da atividade física, pois supri a demanda imposta pelo exercício.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.