Bem-estar

Combinações de sucos funcionais favorecem a saúde

Veja como ingerir benefícios para o seu corpo.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(tumblr)

Os sucos naturais são uma das melhores maneiras de oferecer ao organismo os nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento. Além de ajudarem na hidratação, são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes importantes para a manutenção da saúde e, dependendo dos ingredientes, podem ajudar na detoxificação do corpo, melhora da disposição, do funcionamento metabólico e do sistema imunológico, assim como colaborar para a prevenção de doenças.

Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível consumir a quantidade recomendada de frutas e legumes ou preparar um suco nutritivo em casa, por isso a melhor opção pode ser os sucos prontos. No entanto, é preciso atenção na escolha do suco, como evitar os de caixinha porque são ricos em corantes e conservantes, oferecem baixa concentração de frutas, além de conter grande quantidade de açúcar, o que pode favorecer processos inflamatórios, como a obesidade, e aumentar o risco de gordura no fígado.

Para quem busca qualidade nutricional nos sucos, o ideal é optar pelos prensados a frio, uma tecnologia que preserva até cinco vezes mais nutrientes. Durante o processo do suco na prensa hidráulica, não há produção de calor como no liquidificador ou centrífuga, e a oxidação é baixa. Sendo assim, o suco prensado a frio pode permanecer fresco na geladeira por até três dias sem perder os nutrientes.

Os sucos de frutas e legumes podem ser bem versáteis, pois permitem combinações de diversos ingredientes. “O consumo adequado de frutas e verduras ajuda a alcalinizar o organismo. Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que juntos contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças”, afirma a nutricionista, Aritiane Silva.

Confira algumas indicações:

-Para ajudar o organismo a eliminar toxinas

Suco de maçã, couve, alface, espinafre, erva doce, pepino, limão e salsão

Combina elementos detoxificantes, alcalinizantes, diuréticos e relaxantes que contribuem para um melhor funcionamento intestinal e hepático. Além disso, ajuda a melhorar a disposição durante o dia. O suco feito com esses ingredientes é rico em antioxidantes, vitaminas A, B, C e E, cálcio, ferro e potássio.

-Para ação antioxidante e anti-inflamatória

Suco de limão, abacaxi, cúrcuma, gengibre, dente de leão e melão

A cúrcuma e o gengibre têm alto poder anti-inflamatório e antioxidante, colaborando para minimizar problemas digestivos, de fígado e de pele. Essa exótica mistura de ingredientes ajuda a revigorar o organismo, proporcionando bem-estar e leveza, além de auxiliar no processo de desintoxicação.

-Para hipertensão

Suco de maçã, espinafre, limão, beterraba e hibisco

A beterraba e o espinafre são fontes de nitrato, que atua na formação de óxido nítrico, um potente vasodilatador que gera um relaxamento nos vasos sanguíneos e, com isso, reduz a pressão com que o sangue circula. Além disso, a beterraba e o limão melhoram a oxigenação do sangue, aumentando o processo de detoxificação. O hibisco atua como tônico digestivo que ajuda na absorção de nutrientes e funcionamento metabólico, além de ter ação diurética. Rico em vitaminas A, B e B1, C e E, cálcio, ferro, ácido fólico e potássio.

-Para diabetes

Suco de maçã, castanha de caju, canela, extrato de baunilha

Além da ação anti-inflamatória, a canela pode melhorar a sensibilidade à insulina, ou seja, aumenta a eficiência da insulina nas células e o controle da glicemia. A especiaria ainda diminui a velocidade de absorção da glicose presente na alimentação, assim como a gordura insaturada presente na castanha, que é fonte de ácidos graxos naturais que protegem as paredes celulares do corpo. A baunilha estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar e ajuda no combate aos radicais livres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.