Cultura

Tambor de crioula integra programação da Copa do Mundo

Grupo da Liberdade foi selecionado por edital MinC.

Na Mira, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53
Tambor de crioula integra programação da Copa do Mundo.
Tambor de crioula integra programação da Copa do Mundo. (Divulgação/Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - O grupo Maracrioula, do bairro da Liberdade, foi selecionado por edital do Ministério da Cultura (MinC), entre várias atrações culturais de todo o país, para fazer seis apresentações na programação cultural da Copa do Mundo neste fim de semana em Fortaleza. Brasileiros e estrangeiros tiveram a oportunidade de conferir o trabalho do grupo já nesta sexta-feira (4) por ocasião do jogo entre Brasil e Colômbia.

Enquanto a disputa entre as seleções foi marcada para às 17h no estádio Castelão, as atrações culturais poderão ser conferidas ao longo de todo o dia no Espaço Cultural Estoril, na Praia de Iracema. O grupo Maracrioula teve duas apresentações marcadas para esta sexta, uma às 15h e outra às 20h. Neste sábado e domingo, o trabalho poderá ser visto novamente nos horários de 14h e 19h. Os ludovicenses obtiveram apoio da Fundação Municipal de Cultura (Func) para custeio da viagem.

Com dez anos de existência e 35 componentes, o Maracrioula já gravou três CDs desde 2007. Além de ser um grupo cultural, o tambor agrega, também, o compromisso social. O grupo é organizado, predominantemente, com jovens da comunidade, com a intenção de formar uma visão renovada e diferenciada do tradicional Tambor de Crioula.

“O tambor é de um bairro da periferia, onde está concentrada uma alta porcentagem das camadas mais pobres da sociedade. Ter sido selecionado foi importante para podermos mostrar nossa cultura, a cultura maranhense, nossas danças e manifestações para as pessoas que estarão acompanhando a Copa do Mundo em Fortaleza”, disse o presidente do grupo, José do Nascimento.

Atualmente, o grupo será um Ponto de Memória, através de um programa do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.