Bem-estar

Probiótico ajuda na perda e controle de peso corporal

Saiba mais sobre o tema.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53
(Google)

Emagrecer não é tarefa fácil para ninguém, mas alguns aliados ajudam nesse processo, um deles é lactobacillus gasseri. Trata-se de um probiótico que é responsável por promover uma redução na gordura adiposa abdominal. E não são poucos os estudos que comprovam esse feito.

O mais recente deles, desenvolvido por pesquisadores japoneses e realizado com 210 adultos que possuíam gordura localizada abdominal, apontou que os indivíduos obtiveram uma redução notória do Índice de Massa Corporal (IMC). Ou seja, pelo período de 12 semanas, no qual os indivíduos consumiram o lactobacillus gasseri conseguiram reduzir a circunferência do quadril e da cintura em 8,5%. Em comparação ao outro grupo de controle, nenhuma alteração foi observada.

Além da perda de peso, os probióticos, quando consumidos em quantidades adequadas, trazem diversos benefícios para a saúde. “O lactobacillus gasseri está presente no organismo e, inclusive, no leite materno. Ele é indispensável para o corpo, porque além de atuar na manutenção do peso, equilibra o sistema imunológico”, descreve o médico dermatologista com prática em oxidologia, Dr. Amilton Macedo (CRM/SP – 80686).

Um aliado contra a obesidade

Normalmente, pessoas obesas sofrem com o aumento da leptina, um hormônio secretado pelo tecido adiposo e que envia informações para o cérebro sobre como está estoque de gordura corporal. “Pacientes obesos ficam mais resistentes ao hormônio. Ou seja, quanto mais gordura a pessoa possui menos sensível ela fica aos sinais de que está cheio”, apresenta Macedo.

Diante desse fator, quando o indivíduo inicia uma dieta e começa a perder peso, automaticamente, diminui também os níveis de leptina. “Estudos indicam que a leptina cria um ponto de referência para o peso de cada pessoa. Assim, quando o indivíduo está emagrecendo ela manda estímulos ao cérebro responsáveis pela atração visual da comida para que a pessoa sinta fome e coma sem moderação”, explica o especialista.

Segundo o especialista, a administração do lactobacillus gasseri impede o aumento da leptina plástica e também os níveis de insulina circulantes no organismo. “A concentração em leptina está ligada à percentagem de gordura corporal. O L. gasseri atua suprindo a subida do hormônio e aumenta o GLUT4, um dos principais veículos de transporte da glicose nos músculos esqueléticos e no tecido adiposo. Assim, o nível de glicose diminuiu de forma significativa e, consequentemente, os níveis de insulina”, informa.

A vantagem do uso de cápsulas do lactobacillus gasseri é que ele apresenta resultados positivos tanto na perda de gordura e no controle do peso corporal como tratamento de síndrome metabólica. “A recomendação são duas cápsulas por dia. Cada cápsula contém 100 mg de Lactobacillus gasseri (3 mil milhões de microrganismos). O medicamento também auxilia pacientes que são intolerantes à lactose”, finaliza Amilton Macedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.