Bem-estar

Bem-estar: confira os perigos de usar roupas muito apertadas

Veja os cuidados na hora de escolher o seu próximo visual.
Na Mira com informações da assessoria05/06/2014 às 21h00

Você está entre as mulheres que gostam de usar roupas apertadas para realçar a silhueta? Ou aposta em um número menor para se convencer de que não ganhou uns quilinhos no último mês? Afinal, usar roupa apertada tornou-se um hábito feminino e, o que muita gente não sabe, é que este costume pode comprometer a sua saúde e causar diversos problemas circulatórios. Segundo o angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, o uso de roupas e lingeries apertados podem impedir a circulação do sangue venoso. “Roupas justas em jeans ou demais tecidos, e até mesmo cintas compressoras costumam dificultar o retorno do sangue, gerando compreensão na região abdominal e, ao longo das pernas”, explica o médico.


E o resultado em apostar em peças tão justas é surgimento e piora da celulite, má circulação sanguínea e até dificuldade em respirar. “Prender a respiração para vestir uma roupa impede a passagem do ar e isso faz com que a respiração só chegue até a parte alta do tórax. Por esse motivo, as trocas de gases não acontecem da maneira correta e seu corpo passa a acumular gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento e a má oxigenação do cérebro”, destaca o angiologista Ary Elwing.


Inimigos das roupas justas
São inúmeros os problemas de saúde íntima que as roupas apertadas podem causar. Em mulheres pode provocar corrimentos e até doenças como candidíase. Nos homens, o uso de cuecas justas causa dores nos testículos e influencia na quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos. Além disso, outros problemas podem surgir devido às roupas muito justas. Conheça os cinco males mais arriscados:


1- Circulação em risco
A calça jeans é responsável por dificultar o retorno do sangue venoso. “Essa compressão nos membros inferiores e na região abdominal prejudica a circulação e, consequentemente, causa sérios problemas à saúde”, ressalta Elwing.


2- Varizes
Em alguns casos, o surgimento de varizes pode estar relacionado ao uso constante de calças apertadas, pois elas prejudicam a circulação. A progesterona, um dos hormônios femininos, provoca a dilatação das veias, deixando-as tortuosas e dolorosas. Se você sofre desse mal, opte por usar peças confortáveis.


3- Dores nas costas
Você sabe qual é a relação da sua calça jeans com as dores nas costas? O angiologista explica que, a partir do momento que você usa uma roupa bem justa, passa a restringir seus movimentos. “Os músculos sentem-se sobrecarregados e as vértebras passam a exigir um esforço maior para realizar qualquer atividade. As camisas apertadas que impedem o movimento dos braços também pode proporcionar uma sensação de peso, ardência e até formigamento”, alerta.


4- Celulite
As roupas justas retardam o tratamento contra a celulite e favorece o aparecimento dos furinhos. “Isso porque elas prejudicam a circulação sanguínea e agravam a formação dos nódulos de gordura”, ressalta. Analise o que vale mais a pena: usar uma roupa justa para realçar suas curvas ou se livrar da celulite?


5- Problemas digestivos
O uso de calça justa contribui para a má digestão. “Calças e cintos muito apertados pressionam o estômago, fazendo com que os ácidos responsáveis pela digestão voltem para o esôfago, causando azia e refluxo”, esclarece Elwing.


Liberte-se das roupas apertadas
Vai às compras? Portanto, aposte em peças confortáveis e experimente modelos diferentes para não errar na escolha. Uma dica: opte pelas versões stretch, pois possuem elastano em sua composição, proporcionando conforto e flexibilidade aos movimentos.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2018 - Todos os direitos reservados.