Bem-estar

Especialista fala sobre a relação corrida x dores na coluna

Confira dicas para correr de maneira mais confortável.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Tumblr)

Um dos esportes que a cada dia atrai mais adeptos é a corrida. Mas será que os corredores que têm problemas na coluna podem praticar o esporte que é a “bola da vez” no Brasil? O especialista em doenças da coluna, o neurocirurgião Dr. Vinicius Benites, explica que a corrida é uma atividade aeróbica que visa o condicionamento cardiorrespiratório, principalmente, e não tem função de fortalecimento muscular. “É uma atividade de impacto, ainda mais quando realizada em pisos duros como o asfalto. No entanto, saliento que ela por si só não predispõe a dores da coluna, mas pode piorar para aqueles que já possuem algum tipo de problema”, afirma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial, em algum momento da vida, sofrerá com dores na coluna. Dr. Benites comenta que toda atividade aeróbica deve ser completada com um esporte que trabalha o fortalecimento muscular, principalmente o abdômen e lombar, para proteção da coluna. “O corredor deve ficar atento se há piora da dor com os treinos. Caso haja, ele deve ser avaliado por um especialista em doenças da coluna”. Dr. Benites orienta os corredores a usarem um tênis adequado para o esporte, pois protege não só a coluna, mas também todas as articulações. “O calçado adequado para corrida é aquele que tem um amortecimento capaz de absorver o impacto no piso em que ele for utilizado. Portanto, o amortecimento para quem corre no asfalto deve ser maior do que aquele de quem pratica o esporte na areia da praia, por exemplo”.

Dicas para os corredores

- escolha um calçado confortável e adequado;

- associe fortalecimento abdominal e lombar;

- caso tenha dor lombar ou cervical, faça uma avaliação com um médico especialista em doenças da coluna;

- lembre-se que corrida não é contra indicado para quem tem dor nas costas e nem para quem já foi operado da coluna;

- pratique a corrida no mínimo 2 vezes na semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.