Bem-estar

Câimbras noturnas: como surgem e como amenizar

Dicas para não sofrer deste problema tão comum.

Na Mira com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Google)

Você já se perguntou por que temos câimbras enquanto dormimos ou descansamos? Apesar de ser um incômodo e tirar o sono de muitas pessoas, as câimbras que ocorrem à noite podem ser desencadeada por diversos fatores. Elas atingem não só um grupo muscular como também um músculo isolado do corpo.

As regiões acometidas com maior frequência são panturrilha, músculos anteriores e posteriores das coxas, nos pés, nas mãos, no pescoço e no abdômen. “Geralmente, as câimbras noturnas são bastante comuns, atingindo as pessoas mais velhas. Elas podem ser dolorosas e incômoda, apesar de não serem perigosas”, afirma o Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC). A boa notícia é que a maioria das câimbras noturnas não estão associadas a doenças grave. “O problema pode está relacionado a alterações metabólicas, desidratação devido ao exercício físico, má alimentação e consequentemente a deficiência de vitaminas”, cirurgião vascular.


Por que a câimbra só ocorre a noite?
Segundo o cirurgião vascular Fernando Bacalhau as câimbras noturnas podem surgir sem uma causa aparente. “Um movimento feito inconscientemente durante o sono, de esticar ou espreguiçar pode contribuir para uma contração intensa ou inadequada do músculo, causando a dor durante a noite. Ou, pode ser consequência do excesso de esforço físico durante o dia”, ressalta.


Previna!
Se você fez atividade física durante o dia, antes de dormir beba muito líquido e, inclusive, hidrotônicos que ajudam a repor o sódio. Aposte numa alimentação rica cálcio e magnésio, faça um alongamento 15 minutos antes de deitar. Se a dor persistir, não hesite em procurar um médico para que ele indique medicamentos para aliviar a dor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.