Beleza

Dúvidas masculinas na hora de cuidar dos cabelos

Desvende agora mesmo alguns dos mitos mais comuns.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Google)

Nos últimos anos, os homens têm se dedicado mais à aparência e, apesar do dia a dia corrido, já reservam um tempo na rotina diária para cuidar da pele, unhas e cabelos. E com o aumento do interesse deste público por produtos de beleza específicos, as dúvidas sobre este universo passaram a fazer parte do cotidiano masculino e muitas inseguranças ainda permeiam o relacionamento do homem moderno com seus cosméticos. Abaixo, veja uma lista com as principais dúvidas sobre o que pode ou não prejudicar a saúde dos fios. Confira:

Gel todos os dias pode enfraquecer os fios? Não, o uso de géis nos cabelos é liberado. Ao passá-lo, o gel apenas se deposita na cutícula dos cabelos e não é responsável por nenhuma alteração física na estrutura do fio.

O uso de boné prejudica os fios e causa queda de cabelos? O boné pode ser responsável pela quebra dos fios, ou seja, quando o cabelo se parte ao longo do comprimento. Mas quando falamos sobre queda, é importante saber que este processo é caracterizado pela perda inteiriça do fio, ou seja, quando o cabelo cai e junto com ele nota-se uma bolinha branca em uma das pontas. Portanto não, o boné não causa queda dos fios, apenas torna-os mais quebradiços.

Lavar os cabelos todos os dias pode danificar as raízes e os fios? Não! Como o couro cabeludo é impermeável, a água não chega à raiz. Pelo contrário: se os cabelos são oleosos e apresentam caspa, é muito importante manter a higiene em dia: isso deixará o couro cabeludo mais limpo e, portanto, com menor risco à queda. Aproveitando o assunto, a temperatura da água deve ser morna (por volta de 22°C).

Existe algum problema em dormir com os cabelos molhados? Para pessoas que têm o couro cabelo normal e sem caspas, a resposta é não. Para quem apresenta este problema dermatológico, a situação pode piorar. Ao abafar o couro cabeludo molhado, cria-se um ambiente úmido, propício para a proliferação de bactérias e fungos. Além de estimular a produção da caspa, também acarreta queda de cabelo.

Frio ou calor em excesso faz mal aos cabelos? Sim! Tanto o frio como o calor podem ressecar os fios e produzir mais eletricidade estática, também conhecido como frizz (quando os cabelos ficam arrepiados). O calor excessivo pode destruir as proteínas e causar bolhas no fio, favorecendo sua quebra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.