Bem Estar

Bolinhas e espinhas no "bumbum": saiba como tratar

Veja como se livrar da famosa foliculite.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

Roupa justa e cadeira desconfortável formam a combinação perfeita para o surgimento de bolinhas vermelhas ou cor de pele que insistem em aparecer no bumbum. Essas bolotinhas chamadas de foliculite são consideradas um grau bem leve de encravamento dos pelos causado pelo atrito das roupas pesadas ou de tecido sintético,tratando-se de um problema pouco simpático podendo afetar homens e mulheres.


Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), a foliculite está associada à tendência individual a ter pelos encravados. “É só a pele inflamar que surgem as bolinhas. Caso a inflamação for mais intensa, nódulos maiores e doloridos podem aparecer. Essas bolinhas podem infeccionar e apresentar pus. Além do bumbum, a foliculite pode ser frequente na virilha de mulheres que se depilam com lâminas ou cera e, nos homens, elas podem aparecer nas regiões de barba e pescoço”, explica. Já sabemos que o problema inicial é o encravamento de pelos, e quem tem pele mais espessa e pelos com tendência a encravamento é um forte candidato a apresentar o quadro.


“Quando usamos roupas apertadas ou tecidos sintéticos a pele não consegue respirar corretamente, com isso o folículos pilosos se tornam meios de cultura favoráveis ao crescimento bacteriano local ”, destaca o dermatologista Fernando Passos Freitas. A pele do bumbum também não pode ser esquecida e os cuidados devem ser mantidos, principalmente na hora da depilação. A foliculite pode aparecer devido às irritações decorrentes das depilações com cera ou lâminas. “As bolinhas que surgem na virilha após uma depilação são uma reação natural da pele a uma inflamação local, chamada de pseudofoliculite, portanto, não se trata de uma infecção causada por bactérias. As mulheres devem ficar atentas à presença de inflamações derivadas de depilações, pois elas podem desencadear outros problemas inconvenientes estéticos, como por exemplo, as temíveis manchas ou escurecimento da área”, alerta o Dr. Fernando Passos Freitas.


É acne ou foliculite?
Geralmente a acne é mais comum em regiões que são ricas em glândulas sebáceas, como a face, tórax e dorso, enquanto a foliculite pode surgir em qualquer parte do corpo que apresente pelos encravados. O dermatologista Fernando Passos Freitas faz um alerta para as espinhas que aparecem no bumbum. “Quando as espinhas aparecem na região glútea pode tratar-se de um caso grave e raro. Nesse estágio a acne de grau IV é denominada de conglobata, pois ela apresenta nódulos numerosos e grandes, com abscessos. Além disso, as causas estão associadas às altas concentrações de glândulas sebáceas, poros dilatados e alterações hormonais. Procure um dermatologista se notar a presença de espinhas nessa região para fazer o tratamento adequado”, revela.


Como tratar a foliculite?
Para quem sofre com as terríveis bolinhas no bumbum, nos braços e na virilha, o tratamento mais indicado será aquele prescrito sob orientação médica, pois existem casos que o problema é mais acentuado e necessita de um tratamento específico. Para manter o resultado do tratamento, o ideal é investir em depilação a laser e evitar o uso de roupas justas e de tecidos grossos, como jeans. “No caso da depilação é recomendado a definitiva, que é a mais eficaz. Qualquer outro método como lâminas, pinças ou cera, podem provocar a inflamação e a consequente proliferação das bactérias”, garante o dermatologista.


Previna-se e acabe com as bolinhas vermelhas no bumbum
O dermatologista Fernando Passos de Freitas revela algumas dicas acessíveis para minimizar as chances das bolinhas indesejáveis no bumbum:

1. Não use roupas justas, como calças jeans apertadas. E evite tecidos sintéticos. Prefira roupas de fibras naturais, como algodão.

2. Faça uma esfoliação até três vezes por semana. Mas lembre-se que a esfoliação é uma forma de prevenção e deve ser feita antes da crise.

3. Você pode optar em usar um sabonete contra espinhas, que contenha ácido salicílico ou enxofre.

4. Aplique cremes à base de antibióticos. E para evitar que você mesma infeccione a região ao se coçar, passe o creme também sob as unhas, antes de dormir.

5. Conforme indicação do seu dermatologista, use um creme a base de ácido retinóico ou glicólico. Eles podem se combinar a antibióticos tópicos num creme manipulado.

6. Quando a foliculite é intensa é possível que o dermatologista recomende um antibiótico por via oral.

7. Se seus pelos forem grossos ou escuros, considere realizar sessões de depilação a laser. É a melhor maneira de se livrar da foliculite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.