Saúde

Calor e tempo seco exige mais consumo de líquidos

Crianças e idosos merecem atenção especial.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Sol, mormaço e muito calor. Com a temperatura ainda mais quente, o alto verão exige ainda mais cuidados com o corpo. O período de verão aliado ao finalzinho das férias facilita a busca desenfreada pela diversão e pela exposição solar. E como não se pode fugir dos dias de calor excessivo dessa época é importante ficar atento às exigências do organismo para que a diversão do final das férias não leve a uma desidratação significativa.

Enquanto as crianças lutam para não perderem uma atividade divertida ou para que a família passe o dia todo na praia, muitos adultos possuem uma rotina agitada entre trabalho e outros compromissos. No meio a tanta diversão e correria a hidratação pode acabar ficando esquecida. O problema é que a temperatura mais alta exige mais do organismo, prejudicando ainda mais o corpo.

De acordo com o especialista do Hapvida, Celso Boaventura, o perigo está exatamente aí: o corpo está exposto ao sol e a uma alimentação muitas vezes carregada em gordura e acaba não recebendo a mesma atenção na ingestão de água. De acordo com o médico é necessário o consumo de pelo menos oito copos de água diariamente. “A ingestão de bebida alcóolica também acelera a desidratação, sendo necessário o consumo de mais água neste caso”, explica.

Outros fatores são importantes para evitar as surpresas desagradáveis do verão, como a necessidade de evitar a exposição solar entre 10h e 16h e abusar do uso constante do protetor solar. De acordo com o clinico é indispensável o uso do filtro solar de FPS (Fator de Proteção Solar) de no mínimo 30 e a reaplicação do mesmo.

Para que o calor do final de janeiro e o fim das férias não tragam surpresas desagradáveis vale dar aquela paradinha no meio da atividade ou tirar as crianças um pouco da brincadeira para lembrar como é importante beber água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.