Bem-estar

Amendoim é aliado para quem deseja emagrecer

O consumo traz vários benefícios. Conheça.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Quem evita comer amendoim com medo de engordar e das temidas espinhas pode estar enganado. Isso porque, ao contrário do que se acredita, o fruto ajuda a emagrecer e não necessariamente gera acne, além de trazer benefícios ao coração, reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue, pressão arterial e combater as doenças cardiovasculares. Ele age como renovador celular, gera saciedade, protege contra o envelhecimento precoce, e ainda, ajuda a combater o câncer. Quem afirma é a nutricionista Mariana de Souza da Silva

Segundo a especialista, o amendoim é rico em gordura monoinsaturada, que é boa e não engorda. “Um alimento rico em calorias não é necessariamente um alimento que engorda. Ele pode ser calórico e ajudar a emagrecer. O amendoim ativa o metabolismo da queima de gorduras e converte o estoque de gordura corporal em energia. O que precisamos saber é separar a gordura boa da gordura ruim, e no caso do amendoim, ele possui uma gordura boa. As pessoas costumam confundir calorias com ganhar peso e não é assim que funciona”, comenta ela.

Mais do que não engordar, o amendoim também previne doenças do coração porque reduz as taxas de triglicérides no sangue, além de possuir nutrientes como magnésio, ácido fólico, vitamina E e cobre, que são indispensáveis para o bom funcionamento do coração. Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que esta semente contém uma grande quantidade de antioxidantes, o que pode proteger as células e ajudar no combate a doenças.

O amendoim tem ácidos graxos poliinsaturados, que são responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas. A semente também possui uma substância chamada sitosterol, que realiza um papel fundamental na prevenção do câncer e também nos processos de tratamento de tumores já instalados no corpo: “Ele é sem dúvida muito benéfico, auxilia na digestão e afasta o mau humor por ajudar na formação de neurotransmissores como a Serotonina que é sinônimo de bem-estar, mas como qualquer outro alimento rico em calorias precisa ser consumido com moderação, no máximo 40 gramas por dia”, alerta a nutricionista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.