Televisão

Especial de fim de ano celebra Graciliano Ramos

Confira mais novidades da programação.

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

Em homenagem aos 60 anos de morte de Graciliano Ramos, será exibido, no dia 18 de dezembro, o especial ‘Alexandre e outros heróis’, uma adaptação de dois contos do escritor alagoano: “O olho torto de Alexandre” e “A morte de Alexandre”. Com texto de Luís Alberto de Abreu e do diretor Luiz Fernando Carvalho, a comédia, em volta das fanfarronices de um típico mentiroso do sertão, conta como o velho Alexandre (Ney Latorraca) ficou com o olho torto ao cavalgar uma onça, quando menino.

A história faz parte do folclore nordestino e, cheia de humor e encantamento, revela um Graciliano pouco conhecido. “Há muito tempo, queria levar à televisão os contos infanto-juvenis do escritor, algo que mostrasse seu lado lúdico e cômico e, assim, ajudasse a desmistificar um certo clichê de escritor sisudo”, conta Luiz Fernando. As gravações duraram duas semanas e foram realizadas em Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas, terra natal de Graciliano. A locação, uma antiga fazenda às margens do Rio São Francisco, foi inteiramente reformada pelo artista plástico Raimundo Rodriguez, que trabalha com o diretor desde ‘Hoje é dia de Maria’, e pelo produtor de arte Marco Cortez. A atmosfera do lugar inspirou ainda mais toda a equipe do especial, que também conta com a figurinista Luciana Buarque e o supervisor de caracterização Rubens Libório.

Homem fino das ideias, Alexandre (Ney Laorraca) tem mesmo o dom de encantar, com histórias cheias de feitos épicos, os amigos que sempre aparecem à noite para escutá-lo. Gaudêncio (Flávio Rocha) é o primeiro a chegar, interessado na beata Das Dores (Marcélia Cartaxo), afilhada de Alexandre e Cesária (Luci Pereira). É ela, Cesária, a musa de Alexandre, quem afirma e confirma as histórias do marido, quando o cego Firmino (Flávio Bauraqui) questiona os acontecimentos, certo de que ali há uma boa dose de exagero. Mestre Libório (Marcelo Serrado), quietinho em seu canto, é quem queima a mão no pandeiro e canta uma de suas emboladas para acalmar os ânimos, quando Alexandre se exalta por duvidarem de sua palavra. Mas Alexandre domou mesmo uma onça? E que fim levou a coitada? Ele diz até que o olho esquerdo, ferido na luta com o animal, enxerga melhor que o outro. Será?

‘Alexandre e outros heróis’ vai ao ar no dia 18, quarta-feira, logo após ‘Amor à vida’. O especial tem texto de Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho e direção de núcleo de Luiz Fernando Carvalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.