Escola

A importância da segurança no material escolar

É importante que os pais estejam atentos ao selo que identifica a conformidade dos artigos escolares.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

Na sala de aula as crianças aprendem a desenvolver suas habilidades e têm o primeiro contato com uma diversidade enorme de informações e materiais escolares que servem como apoio para o seu processo de construção do conhecimento. “Os primeiros anos da criança na escola são marcados por grandes transformações e descobertas”, explica a pedagoga da Mercur, Márcia Murillo. Entretanto, é necessário prestar atenção aos materiais que as crianças estão utilizando na escola e até em casa.

Os artigos escolares precisam ser fabricados e importados de acordo com os requisitos da nova Portaria do Inmetro (n° 481/2010). As tintas, as colas, os guaches e as massas de modelar precisam passar por testes que verificam se os níveis de metal, presentes nestes produtos estão dentro dos parâmetros permitidos, assim como outras substâncias que, em excesso, podem tornar-se tóxicas, além de diversas outras situações que podem colocar em risco a segurança das crianças.

“As fabricantes de artigos escolares devem tomar as providências necessárias para a qualificação dos seus produtos, os lojistas precisam estar atentos aos produtos que colocam em suas prateleiras e os pais a tudo que compram para os seus filhos”, enfatiza Márcia.

Verificar se os itens escolares possuem o selo de qualidade é indispensável para a segurança e o bem-estar dos pequenos. O preço, neste contexto, pode não ser o único fator levado em conta na hora de comprar um material. “Tão importante quanto a pesquisa de preços, é saber se o produto está adequado às normas de segurança e a idade da criança”, finaliza a pedagoga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.