Cinema

Crítico comenta quarto dia de Mostra Internacional de Cinema

Entre os filmes apresentados, "O grande mestre".

Em Cartaz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

18) O grande mestre (Yi dai zong shi, Hong Kong/China) – A conturbada e demorada concepção do novo trabalho de Wong Kar Wai, escolhido para representar Hong Kong no Oscar 2014, deu tempo bastante para que Donnie Yen protagonizasse, duas vezes, a sua própria versão da lenda de Ip Man, mestre de kung-fu e lembrado por ter ensinado a arte marcial a Bruce Lee. Esse atraso torna quase inevitável a comparação entre as versões homônimas e, a considerar entretenimento versus presunção, prefiro as lutas elaboradas e imaginativas de O grande mestre (2008 e 2010) do que a poesia estilizada de Wai.

Mas esta nova versão, ainda que não repita a precisão e singeleza do kung-fu, não é sem seus méritos: a fotografia belíssima vem logo à cabeça e os closes nos pés dos lutadores e o acertado emprego da câmera lenta oferecem uma releitura plástica de lutas de kung-fu de forma diferente do que estamos acostumados a ver. Se Tony Leung confere sabedoria a Ip Man, Zhang Ziyi converge arte e drama com profundidade – o que fizera em O tigre e o dragão - e desconfio que um filme-solo de sua personagem, Gong Er, seria mais interessante do que este mal estruturado e confuso O grande mestre.

Para ler mais comentários da Mostra, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.