Beleza

Descubra os sete maiores mitos sobre varizes

Saiba como ficar com as pernas mais bonitas.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

Tomar anticoncepcional causa varizes? E se eu usar salto alto? É verdade que a cirurgia de varizes é perigosa? Embora muito conhecidas, as varizes ainda são alvo de dúvidas, principalmente das mulheres. São elas as mais afetadas pela doença e muitas vezes preferem não abrir mão de calças compridas, com vergonha de mostrar as veias aparentes.


Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), mais de 20 milhões de pessoas sofrem com essas veias dilatadas e tortuosas das pernas. Elas se desenvolvem sob a superfície cutânea, normalmente das pernas, pés e coxas, e podem causar inchaço e dor.


O angiologista Ary Elwing (CRM- 22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, explica que as varizes são hereditárias, ou seja, a carga genética de cada pessoa é a causa determinante. Filhos de pessoas com varizes têm maior probabilidade de desenvolver a doença ao longo da vida. “O excesso de peso, o sedentarismo, a gravidez e o fato de manter-se em pé ou sentado durante longos períodos de tempo podem acelerar ou agravar as varizes”, diz.


São inúmeros os fatores que podem agravar a situação das varizes: tendência genética, sedentarismo, gravidez, problemas sanguíneos ou circulação. Mesmo que se faça uma prevenção, o estado das veias varicosas pode acelerar com o tempo, principalmente com o calor e interferir na estética e saúde da mulher. “O diagnóstico exige avaliação médica e exames complementares como transiluminação, ecodopler e, em alguns casos, tomografia e ressonância magnética”, diz o médico.


Mito ou Verdade?

Para esclarecer um pouco mais sobre o tema, o angiologista Ary Elwing desvenda abaixo os 7 maiores mitos sobre as varizes.


As varizes voltam após a operação.


Mito. As varizes tratadas nunca voltam, mas isso não impede de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna. “Para diminuir o número de novas varizes, faça um tratamento preventivo, que pode ser iniciado logo após a cirurgia”, recomenda o médico.


A musculação provoca varizes.


Mito. Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois estimulam a circulação sanguínea e evita o aparecimento de veias doentes. No entanto, segundo Elwing, se a paciente já apresenta sintomas de varizes, é importante consultar um especialista antes de iniciar a prática de atividade física.


Já existem cosméticos que eliminam as varizes.


Mito. O angiologista garante que não há comprovação científica de que cosméticos eliminem varizes ou possam refazer as paredes de uma veia danificada. Existem cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.


A cirurgia de varizes é perigosa.


Mito. “Com o avanço da tecnologia, o procedimento é cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita por meio de um pequeno corte e a anestesia é monitorada por equipamentos que controlam a sedação do paciente”, afirma Ary.


Ao retirar as veias, a circulação sanguínea fica prejudicada.


Mito. Com a retirada de veias doentes, a circulação tende a melhorar gradativamente, pois o sangue passará a fluir por meio de outras veias mais saudáveis.


Depilar as pernas provoca varizes.


Mito. Não há nenhum estudo que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes surgem por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.


Cruzar as pernas causa varizes.

Mito. O que acontece é que se a pessoa permanece muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas, ajuda a obstruir o fluxo sanguíneo. “Por isso, é importante não ficar na mesma posição por longos períodos”, esclarece o especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.