Melhor PF do Brasil

Pedreiras conquista o segundo lugar na final

Rafael Bruno e Marcelo Rios, conquistaram o segundo lugar na final do Melhor PF do Brasil.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

Rafael Bruno e Marcelo Rios, conquistaram o segundo lugar na final do Melhor PF do Brasil, realizada na noite desta quarta-feira (4), pela empresa de 'voucher Ticket', no Centro Universitário do Senac, em São Paulo.

A dupla do 'Restaurante Ponto X' da cidade de Pedreiras que participa pelo segundo ano consecutivo do concurso, apresentou, nesta edição, a Mariscada com Pargo Grelhado. O prato competiu com outros dois finalistas das cidades de Belém e São Paulo.

Tensão e emoção, foram duas das palavras que definiram o momento do anuncio da final. Marcelo Rios, explica que apesar da adrenalina, foi um marco ouvir que pela segunda vez o esforço e a culinária maranhense fizeram a diferença no maior concurso de culinária que já participaram.

“Lutamos muito para estar aqui e agradecemos imensamente a todas as pessoas e amigos, que nos ajudaram a exemplo do nosso conterrâneo, o amigo deputado Raimundo Loro, que sempre acreditou e nos incentivou”, pontua.

Já o jovem Rafael Bruno, considera a dupla vencedora. “Nos consideramos vencedores porque só em chegar até aqui significa muito para nós que passamos por uma votação popular nacional e chegamos até a final com a ajuda de todos”, falou.

Quem também esteve presente para prestigiar os chefs maranhenses foi o Secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, e o seu Adjunto, Carlos Martins, que participam de evento do setor turístico e levaram seu apoio e torcida aos maranhenses.

“Não poderia deixar de vir aqui prestigiar e torcer pelos nossos maranhenses, afinal a gastronomia é um dos nossos atrativos turísticos e o prato escolhido por eles sem dúvida reúne todos os ingredientes que tanto os maranhenses quanto os visitantes adorariam degustar”, comemorou.

No ano passado, a dupla de chefs de cozinha conquistou também o segundo lugar no concurso nacional. Para a próxima edição, Rafael e Marcelo, adiantam. “Vamos trabalhar a inovação no sabor e vamos nos empenhar mais ainda pela batalha do primeiro lugar para o nosso estado”.

Melhor PF do Brasil

Voltado para restaurantes de todo o país, o concurso cultural tem como objetivo estimular a criatividade culinária em receitas típicas da gastronomia popular brasileira.

Após votação popular, os cinco PFs mais votados foram submetidos ao crivo de uma bancada de jurados composta por profissionais do setor. Os restaurantes vencedores levaram mais de R$ 100 mil em prêmios.

Veja receita maranhense

INGREDIENTES

150 gramas - Filé de pargo
3 gramas - Salsa desidratada
200 ml - Suco de limão
50 ml - Azeite de oliva

a gosto gramas - Pimenta do reino
50 gramas - Manteiga sem sal
a gosto gramas - sal
50 gramas - Arroz agulhinha
5 gramas - Alho
5 ml - Óleo de soja
15 ml - Leite de coco
15 gramas - Tomate
15 gramas - Cebola
5 gramas - Palmito
5 gramas - Azeitona verde sem caroço
60 gramas - Camarão cinza
10 gramas - Sururu
30 gramas - Carne de caranguejo
5 gramas - Cheiro verde
30 ml - Azeite
15 ml - Creme de leite
15 ml - Queijo cremoso
100 ml - Aguá
10 gramas - Brócolis
30 gramas - Couve-flor
30 gramas - Cenoura
10 ml - Molho para salada

Modo de Preparo

Pargo grelhado
Filete o peixe
Tempere com suco de limão , o sal, a salsa, e a pimenta do reino.
Deixe marinar por 5 minutos
Pré aqueça a chapa ou a grelha
Pincele a manteiga em cima da chapa e grelhe o file de pargo, com a parte da pele para baixo ate obter uma crosta, depois vire para o outro lado.
Use um fio de azeite para terminar de grelar

Mariscada
Em uma panela e refogue o alho e adicione o arroz e cozinhe-o
Em outra panela cozinhe as patinhas de caranguejo em agua, sal e azeite ate abrir fervura, escorra e reserve.

Em outra panela crescente o tomate, cebola, cheiro verde, azeite, pimenta do reino, palmito, azeitona e refogue.
Acrescente a carne de caranguejo, sururu, camarão e o leite de coco.
Após 3 min desligue e acrescente o creme de leite e o queijo cremoso e adicione o arroz branco já cozido

Salada
•Cozinhe no vapor brócolis, a couve-flor e a cenoura em rodela.

Montagem do prato
No centro do prato coloque o peixe já grelhado
No lado direito do peixe a mariscada decorando com as patinhas reservadas e uma pimenta biquinho
No lado esquerdo coloque os buques de couve flor e brócolis e use as cenouras em rodelas para decorar e por ultimo o molho para salada de sua preferência

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.