Beleza

Como acertar na escolha do método depilatório

Fique por dentro das dicas para ter o corpo lisinho dos seus sonhos.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04


Para muitos homens e mulheres, um corpo totalmente bonito significa, não só eliminar gordura localizada, flacidez e rugas, mas também, deve-se incluir nessa lista, banir parcialmente ou até mesmo definitivamente os pelos. Para isso, há diveras técnicas à disposição, porém é importante conhecê-las para saber dos benefícios e desvantagens acerca dos procedimentos mais comuns.


A depilação consiste na retirada dos pelos pela raiz, fazendo-os ficar cada vez mais fracos ao longo do tempo, até serem totalmente eliminados. O Médico Esteta, Dr. Paulo Kogake, explica que as mulheres têm mais tendência ao encravamento; nestes casos, portanto, a melhor forma de depilação é a raspagem com lâmina de barbear, embora pode haver o crescimento de novos fios mais grossos e duros, segundo alguns pacientes. "Não existe comprovação científica quanto a essa reclamação. Na verdade, há um alongamento da haste dos fios, o que dá a impressão de que ele fica mais grosso. Mas, ao longo do tempo, ele volta ao normal", diz Dr. Kogake.


Os homens, normalmente, procuram tratamentos para retardar ou eliminar o crescimento dos pelos da barba. "Para quem opta pela lâmina indico aplicar uma loção dilatória dos poros ou fazer compressas durante alguns segundos com água quente. Quem possui tendência a encravamento, deve evitar cortar os pelos no sentido do seu nascimento", observa Kogake.


Há no mundo da estética inúmeras opções de tratamentos que podem eliminar os pelos definitivamente ou retardar o crescimento. No entanto, independente da escolha, é imprescindivel preparar a pele para evitar lesões. "Esfoliar e hidratar as áreas a serem tratadas duas vezes por semana; praticar exercícios físicos para manter uma boa elasticidade da pele; alimentação saudável e exigir do profissional o uso de material descartável. Enfim, essas são algumas dicas que podem garantir o melhor resultado para o tratamento", garante o médico.

Confira alguns métodos abaixo:

Cera fria

O próprio paciente consegue aplicar em si mesmo, com a opção de folhas prontas para depilar. É menos agressivo, pois não aquece a pele do local, evitando lesão superficial que a quente pode causar. Não funciona muito nas áreas com pelos finos, pois existe a chance de encravar.

Cera quente

É um dos métodos depilatórios mais conhecidos e de preço acessível. Ela também retira a camada mais superficial da pele, principalmente quando a temperatura da cera está muito alta. Além disso, pode causar irritação na pele.

Pinça

Remove os pelos pela raiz, alémde reduzi-los e deixá-los mais curtos a cada aplicação. É um método que precisa depaciência e tempo.

Linha (depilação egípicia)

É uma técnica de depilaçãotemporária, que consiste em apenas utilizar um fio 100% dealgodão. Tem o mesmo efeito da pinça. A linha de algodão é antialérgica e retira os pelos pela raiz. Pode doer. Além disso, requer tempo e paciência.

Cremes depilatórios

O creme pode ser aplicado durante o banho. Ele é responsável por amolecer e dissolver a estrutura dos pelos. Existe a possibildade, em caso dealergia, de queimaduras químicas, dermatite ou escurecimento das áreas tratadas.

Lâmina

É um ótimo método que corta apenas a haste do pelo. A lâmina muito afiada pode cortar a pele ou causar infecções. A lâmina também remove a camada mais superficial da pele, deixando-a mais sensível e seca.

Aparadores

Os pelos não encravam tanto e não é preciso esperar todos os pelos crescerem para repetir o procedimento. Deve-se esperar, em media, 30 dias dentre as aplicações.

Laser

O feixe de luz (laser) é atraído pelo pigmento de melanina e atinge o folículo piloso, destruindo-o. O número desessões varia de acordo com o caso. É um método depilatório delonga duração e muito eficaz. Também muito eficiente nos casos de foliculites. Requer um investimendo financeiro maior. É comum a pele ficar vermelha e, em alguns casos, irritada, principalmente nas pessoas mais sensíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.