Televisão

Programa mostra a tecnologia na produção de tomates

Não perca mais uma edição do "Globo Rural".

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

Neste domingo, dia 11, o ‘Globo Rural’ exibe uma reportagem sobre a produção de tomates em Minas Gerais. A repórter Ana Dalla Pria viaja até Araguari, município localizado ao norte do Triangulo Mineiro, para conhecer uma das maiores fazendas produtoras da região.

Ao todo, 300 hectares são dedicados à lavoura irrigada do fruto, que conta com moderna infraestrutura, também para monitoramento da adubação da lavoura. Lá, parte da produção vem de 17 estufas instaladas na propriedade, onde há um controle biológico de pragas e uso inteligente de agrotóxicos. Soma-se a isso a utilização de sopradores para polinização dos tomateiros e o controle de temperatura e umidade do ambiente.

Também são produzidos os tomates do tipo especial ou gourmet, como o Sweet Grape e o Intense, este último com 70% menos de água que o convencional, o que o torna menos perecível. E o intercâmbio de boas práticas de produção entre os fazendeiros tem favorecido a comercialização dos produtos da região.

O programa ainda traz uma reportagem sobre uma doença viral e não contagiosa ainda pouco conhecida dos veterinários brasileiros e também sem tratamento. Trata-se da “língua azul”, que atinge principalmente animais ruminantes e que, recentemente, foi diagnosticada em um rebanho de ovelhas no estado do Rio de Janeiro.

Para entender os sintomas da doença e seu impacto nas criações, a repórter Helen Martins vai até o munícipio de Vassouras e descobre que o principal transmissor do vírus é um mosquito e que a “língua azul” provoca reações comuns a outras moléstias e até pode favorecer o desenvolvimento de outros males.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após o ‘Telecurso’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.