Bem-estar

Mitos e verdades sobre exercícios e emagrecimento

Desvende algumas "lendas urbanas" que existem por aí.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

Se você só para de fazer exercícios físicos quando suam a camiseta, faz atividades físicas em jejum por acreditar que irá perder os quilinhos extras mais rápido, perde a conta de quantos abdominais fiz para perder a barriga e malha sem a orientação de um profissional, preste muita atenção, pois você pode estar cometendo alguns exageros que, ao invés de ajudar no processo de emagrecimento, pode atrapalhar e colocar até a sua saúde em risco.


Segundo o fisiologista Paulo Gelatti emagrecer exige força de vontade e alguns cuidados. Não basta só querer. “Para perder peso e mantê-lo é necessário desenvolver habilidades para conseguir emagrecer de forma saudável, aumentando a autoestima, humor e bem-estar. Mas para que isso ocorra é necessário mudar os hábitos alimentares e investir num treinamento específico que atenda as suas necessidades”, explica.


Para a atividade física ter resultados, ela precisa estar aliada a uma reeducação alimentar e apresentar três fatores: frequência com que é feita na semana, duração do exercício e intensidade com que ele é feito. Se você caminha no parque achando que vai emagrece e aposta em dietas da moda que não são nada saudáveis como aliada dessa atividade, está cometendo um grande engano.


O fisiologista Paulo Gelatti revela os principais erros na hora de malhar e que só prejudicam o processo de emagrecimento:


O horário em que você malha interfere na queima de calorias e ajuda na perda de peso.


Parcialmente Verdade. Algumas pesquisas apontam melhores resultados nas medições de desempenho físico, incluindo resistência, força, tempo de reação e capacidade aeróbica, entre 16h e 19h. “A temperatura do corpo e os níveis hormonais tendem a aumentar no período da tarde, o que torna os músculos flexíveis”, disse Gelatti. Se você criar uma rotina para os exercícios físicos é possível obter melhores resultados ao longo do tempo.


Caminhar perde medidas


Mito leve. Caminhar não faz emagrecer e eliminar gorduras, o que pode dar uma ajudinha é o ritmo da caminhada. “O ideal é caminhar num ritmo em que não deixe a pessoa muito ofegante a ponto de não conseguir nem conversar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere caminhar 30 minutos pelo menos cinco dias na semana”, sugere o fisiologista.


Musculação não emagrece


Mito. Um exercício localizado não faz emagrecer, porém, se você a une a uma série de exercícios é possível perder medidas. Como? Aumentando a massa muscular, o que contribui para o aumento do metabolismo. “A musculação pode ajudar no processo de emagrecimento porque aumenta a massa muscular, e o músculo para se manter ativo gasta mais calorias do que a gordura, o que significa que com mais músculos o corpo vai gastar mais calorias”, destaca Paulo.


O abdominal emagrece


Mito barrigudo. Nenhum abdominal faz emagrecer. “O abdominal é uma atividade que fortalece a musculatura e não faz a gordura desaparecer. A pessoa que investe no abdominal pode até conseguir uma barriga sarada, porém, não vai conseguir eliminar a gordura”, alerta Gelatti.


Treinar com a Power Plate ajuda no emagrecimento


Verdade. O treino completo, em até 30 minutos na plataforma vibratória, combate a celulite, promove a drenagem linfática naturalmente, o ganho e a força. “Em apenas 12 minutos de exercícios pode-se perder até 200 calorias”, esclarece o Gelatti.



O exercício só começa a funcionar depois de meia hora


Mito. Os exercícios já começam a fazer efeito a partir de 20 minutos, menos que isso o gasto energético é muito pequeno. “Quem acredita que só a partir de 30 minutos começa a ter uma queima de gordura está enganado. Os minutos anteriores são úteis para induzir ao gasto energético”, completa Paulo Gelatti.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.