Cultura

Funarte vai mapear instituições brasileiras que oferecem residências artísticas

Planalto, com informações da Funarte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

BRASÍLIA - A Fundação Nacional das Artes (Funarte) está realizando levantamento de todas as instituições públicas e privadas do país que trabalham com programas de residência artística, pela qual os artistas recebem bolsas para desenvolvimento de projetos culturais fora de seus locais de residência.

Para isso, disponibilizou, em seu site, o Mapeamento das Residências Artísticas no Brasil, documento que deve ser preenchido até 11 de outubro por instituições públicas e privadas, entre elas organizações não governamentais, pontos de cultura, associações e outras entidades que desenvolvam este tipo de programa.

A finalidade é reunir dados e informações precisas que contribuam para a construção de políticas públicas de fomento às residências artísticas no país. A ação representa um dos desdobramentos do II Encontro Funarte de Políticas para as Artes, realizado em 2012 em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Com o tema Interações Estéticas em Rede, o evento abordou temas como o lugar das ocupações artísticas na difusão cultural, o papel das redes na produção cultural, e trânsitos: deslocamentos e residências.

Coordenado pelo Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte, o levantamento é considerado fundamental para o conhecimento, análise e formulação de pesquisas que servirão de instrumento para a implantação de políticas públicas específicas para o segmento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.