Luto

Morre diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, aos 81 anos

Emanoel foi encontrado sem vida por um funcionário do museu em sua casa, no bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo.

Na Mira, com informações g1

Atualizada em 07/09/2022 às 19h54
Morre diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, aos 81 anos (Foto: Silvia Zamboni/Artes Brasileiras - Museu Afro Brasil)

BRASIL - O artista plástico Emanoel Araújo, conhecido como um dos gigantes das artes de raiz afro-brasileira no país e curador do Museu Afro Brasil, morreu nesta quarta-feira (7), aos 81 anos.

Emanoel foi encontrado sem vida por um funcionário do museu em sua casa, no bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, por volta das 10h desta quarta-feira (7), segundo nota divulgada pelo museu.

O velório acontecerá na manhã da quinta-feira (8), a partir das 9h, na sede do museu, e será aberto ao público. A entrada se dará pelo Portão 3 do Parque Ibirapuera. O sepultamento será às 16h, no Cemitério da Consolação.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), decretou luto oficial de três dias no estado e destacou o artista como "um ícone da cultura negra no Brasil". 

"Emanoel Araújo foi um ícone da cultura negra no Brasil. Artista, professor, pesquisador e gestor público de múltiplos talentos, Emanoel deu uma nova dinâmica à Pinacoteca de São Paulo, fundou o Museu AfroBrasil e trabalhou durante toda sua vida pela valorização da história da arte afrodescendente brasileira e da arte africana. São Paulo seguirá com seus ensinamentos”, disse.

Emanoel foi curador-chefe do Museu Afro Brasil desde sua fundação, em 2004, até sua morte. Durante sua gestão, foi premiado com a exposição "Africa Africans" como melhor exposição de 2015 pela ABCA, do qual foi curador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.