Cinema

“Marte Um” é escolhido como representante brasileiro no Oscar 2023

O filme do diretor Gabriel Martins tentará uma indicação a “Filme Internacional” na premiação.

Na Mira, com informações do g1

"Marte Um" (2022), de Gabriel Martins.
"Marte Um" (2022), de Gabriel Martins. (Foto: Embaúba Filmes/Divulgação)

BRASIL - A Academia Brasileira de Cinema anunciou na manhã de segunda-feira (5), o filme "Marte Um" como o longa-metragem escolhido para representar o Brasil na cerimônia do Oscar de 2023 na categoria de “Melhor Filme Internacional”. 

Com direção de Gabriel Martins, o drama retrata a história de uma família negra moradora da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita.

Entre as produções nacionais cotadas para representar o país na maior premiação de cinema do mundo, outros 28 filmes estavam inscritos e habilitados a concorrer à vaga. Com uma votação realizada em duas etapas, "Marte Um" foi o vencedor entre os seis filmes finalistas.

Os seis finalistas eram:

  • "A mãe", de Cristiano Burlan
  • "A viagem de Pedro", de Laís Bodanzky
  • "Carvão", de Carolina Markowicz
  • "Marte Um", de Gabriel Martins
  • "Pacificado", de Paxton Winters
  • "Paloma", de Marcelo Gomes

Segundo Bárbara Cariry, presidente da comissão da Academia Brasileira de Cinema, a escolha de 'Marte Um' para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. 

“O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país", disse Bárbara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.