Lixo espacial

Possível pedaço de foguete de Elon Musk cai no Paraná

Parte do foguete da SpaceX tem 4 metros de comprimento e 6 metros de diâmetro.

Fernanda Fontinhas / Na Mira

Atualizada em 26/03/2022 às 18h03
João Ricardo Pacheco ao lado do objeto metálico que acredita ser lixo espacial. (Foto: Reprodução)
João Ricardo Pacheco ao lado do objeto metálico que acredita ser lixo espacial. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Na última quarta-feira (16), em São Mateus do Sul no Paraná, um casal encontrou um objeto de metal de cerca de quatro metros de comprimento em uma propriedade rural. Ambos acreditam que o pedaço metálico retorcido seja resto de lixo espacial.

O grupo de pesquisadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) afirmou que o objeto encontrado no Paraná tem enorme probabilidade de ser parte do foguete Falcon 9 da SpaceX, do bilionário Elon Musk. Eles acreditam que o objeto seja a tubeira de um dos motores da segunda etapa do foguete.

Segundo os pesquisadores, ao analisarem as imagens, eles encontraram semelhanças entre a tubeira do motor Merlin 1D do foguete Falcon 9 com o objeto encontrado na propriedade. De acordo com Joseane Maria Franco Portes a peça foi encontrada por acaso pelo marido, João Ricardo Pacheco, enquanto ele checava as cercas do terreno:

“Ele encontrou a peça e disse ‘Jô, achei um negócio no meio do mato, venha ver’. Aí eu fui e levei o celular. Mas não tive coragem de encostar”, afirmou a empresária. Ela acredita que o objeto tenha caído na propriedade na semana anterior: “Eu ouvi um barulhão, umas 5h. Eu pensei que alguma coisa tinha explodido aqui perto, mas fui lá fora e não vi nada. Como o terreno é grande e trabalhamos com eventos, não é sempre que andamos por tudo, aí não achamos antes" completou Joseane.

Confira:

Objeto metálico encontrado em propriedade rural no Paraná. (Foto: Reprodução)
Objeto metálico encontrado em propriedade rural no Paraná. (Foto: Reprodução)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.