Inusitado

Segurança de museu na Rússia, vandaliza obra avaliada em milhões

O segurança de 60 anos anos de idade, alegou estar "entediado" durante turno na madrugada na galeria de arte de Ecaterimburgo, na Rússia.

Na Mira

Atualizada em 26/03/2022 às 18h21
O quadro "Three Figures", de Anna Leporskaia, foi vandalizado por segurança de museu na Rússia.
O quadro "Three Figures", de Anna Leporskaia, foi vandalizado por segurança de museu na Rússia. (Foto: Reprodução)

MUNDO - O segurança de uma galeria de arte na Rússia, desenha com caneta esferográfica uma obra avaliada em R$ 5 milhões de reais, em seu primeiro dia de trabalho. O vigilante desenhou dois olhos em pintura da artista russa, Anna Leporskaia nos anos 30 do século XX, que até então eram apenas rostos enigmáticos e vazios da pintura intitulada Três Figuras.

O caso aconteceu em 7 de dezembro de 2021, porém só foram revelados detalhes nesta semana pela impressa russa. O funcionário estava em seu primeiro dia no novo emprego de segurança, ele havia sido contratado para fazer a vigilância da galeria por uma empresa terceirizada especializada em segurança. O senhor foi demitido, e a empresa ficou como responsável pelo pagamento da restauração do quadro, que ficou em torno dos R$ 15 mil.

A obra vandalizada estava emprestada ao Yeltsin Center, pratica comum entre os museus ao redor do mundo. Porém gera um agravante na situação do segurança, que fez com que a polícia abrisse uma investigação do crime de vandalismo, que pode chegar a render uma pena de até um ano de trabalho forçado. A pintura já está sendo restaurada e o estrago pode ser reparado sem nenhum dano de longa duração, afirmou a Galeria Tretyakov, responsável pela restauração da obra.

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.