Em Barreirinhas

Lençóis Jazz e Blues Festival ocorre neste fim de semana

O evento ocorrerá na avenida Beira Rio, em Barreirinhas, entre os dias 11 e 13 de agosto

KLICYA NOGUEIRA/ NA MIRA, COM INFORMAÇÕES DO PROJETO

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Divulgação)

Várias bandas e grandes artistas estarão no evento 9º Lençóis Jazz e Blues festival 2017, em Barreirinhas entre os dias 11 e 13 de agosto.

Sexta Feira 11/08

20h - Jazzencontros (MA)

A banda Jazznecontros foi formada em 2013 e encanta o público com belos arranjos, improvisos e o jazz cantado. No repertório, releituras de músicas brasileiras com versões originais. O grupo é formado pelo guitarrista Marcones Pinto, a cantora Gabriela Marques e o cantor James Pierre, a violonista Glícia Lorainne, o baterista Francélio Cantanhede, a pianista Thais Sena e o baixista Paulo Pontes. Desde o início a Jazzencontros se apresenta em diversos tipos de eventos, entre eles, em festivais de música. No Lençóis Jazz &Blues Festival, a banda apresentará canções do show inédito “Around the World: De todo canto” que mostrará vários swings de jazz (do oriental ao Manouche).

21:15h- Roda Gingante - Arismar do Espírito Santo, Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Sérgio Coelho (SP)

É referência em vários instrumentos como bateria, contrabaixo, piano, guitarra e violão 7’. Já recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas/violonistas do Brasil (Revista Guitar Player). Ministra Master Classes e apresenta concertos em circuitos universitários dos EUA, na Dinamarca, na Argentina, Uruguai e em várias cidades brasileiras. Tem uma vasta discrografia. Atualmente o músico apresenta seu trabalho mais recente: o Projeto “Alegria nos Dedos”, composto de Cd (Maritaca), Songbook e Oficinas de Criação Musical. Em Barreirinhas Arismar vai apresentar o repertório do cd dele intitulado “Roda Gingante” e para isso reuniu um time de músicos de primeira grandeza: Bebe Kramer (acordeon), Gabriel Grossi (gaita) e Sérgio Coelho (trombone).

Bebê Kramer

(Alessandro Kramer)

Esse músico e compositor gaúcho de Vacaria já foi considerado pela crítica européia a grande revelação do Festival do Acordeon Mundial (Áustria). Hoje, no Brasil e no exterior, é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas. Gosta de tocar os ritmos do Rio Grande do Sul com outros sotaques. E sempre com uma forte energia. Com a Banda Dr. Cipó, gravou três CDs, sendo que no primeiro a maioria das músicas é de sua autoria. Com “Alessandro Kramer Trio” (com Guinha Ramires e Alegre Corrêa) gravou, na Áustria, o CD “Laçador”, o qual apresentou em diversos países da Europa e surpreendeu público e crítica. Tem outros cds gravados e já participou, ao lado de Yamandu Costa, da gravação de um DVD ao vivo, com o qual excursionou pela China e Japão.

Gabriel Grossi

É considerado um dos maiores representantes da harmônica da atualidade. Além de carreira solo estabelecida dentro e fora do país, é integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Gabriel foi parceiro frequente do consagrado clarinetista Paulo Moura, com quem atuou por muitos anos. Com 9 discos lançados, gravações e shows com grandes nomes da música nacional e internacional (Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, João Donato, Dave Matthews, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, entre outros) e diversas turnês ao redor do mundo, Gabriel coleciona um extenso currículo agregando experiência, reconhecimento e reverência do grande público e dos que mais conhecem do assunto.

Sérgio Coelho

O músico catarinense é considerado um dos mais criativos trombonistas da nova geração.

Dono de uma técnica aprimorada e de um cuidado especial pela linguagem brasileira, o catarinense encanta o público por onde passa. Em 2008, lançou um CD solo independente, Sergio Coelho – Trombone. Já participou de diversos projetos como o programa Mosaicos, da TV Cultura e o musical Os Produtores, dirigido por Miguel Falabella. O músico já se apresentou com o renomado baixista Glauco Sölter, participou do lançamento do disco de Arismar do Espírito Santo, no SESC Pompéia, e tocou com músicos como Toninho Horta, Vinícius Dorin, Daniel Alcântara, Edu Ribeiro, Jorginho do Trompete, entre outros. Atualmente se apresenta com o grupo paranaense Samba na Surdina, que resgata a magia das gafieiras, e também participa de shows e festivais Brasil afora.

22:30h- Alma Thomas e Trio (USA)

A cantora, compositora e arranjadora é de New York. Conquista fãs Brasil afora desde sua celebrada participação no The Voice Brasil, em 2012. Seu repertório respeita a tradição do jazz, blues, bossa nova, samba e MPB. O que pode ser visto em composições incluídas nas trilhas sonoras dos longas "Se Eu Fosse Você” e "De Pernas Pro Ar”, e das novelas globais “Passione” e, mais recentemente, "Pega, Pega" (onde canta a balada que é tema da personagem Luiza, interpretada por Camila Queiroz), ambas da Rede Globo. Tem 3 CD's autorais lançados. Em 2017, lançou o single "Broke My Heart In Two" versão em inglês do hit 'Você partiu meu coração', do Umberto Tavares e Jefferson Junior. Já se apresentou em diversos festivais de música, entre eles, O de .Jazz no Rio de Janeiro (American Airlines Jazz Festival, Lavradio Jazz Fest).

22:30h- Alma Thomas e Trio (USA)

A cantora, compositora e arranjadora é de New York. Conquista fãs Brasil afora desde sua celebrada participação no The Voice Brasil, em 2012. Seu repertório respeita a tradição do jazz, blues, bossa nova, samba e mpb. O que pode ser visto em composições incluídas nas trilhas sonoras dos longas "Se Eu Fosse Você” e "De Pernas Pro Ar”, e das novelas globais “Passione” e, mais recentemente, "Pega, Pega" (onde canta a balada que é tema da personagem Luiza, interpretada por Camila Queiroz), ambas da Rede Globo. Tem 3 CD's autorais lançados. Em 2017, lançou o single "Broke My Heart In Two" versão em inglês do hit 'Você partiu meu coração', do Umberto Tavares e Jefferson Junior. Já se apresentou em diversos festivais de música, entre eles, O de Jazz no Rio de Janeiro (American Airlines Jazz Festival, Lavradio Jazz Fest).

Sábado (12/08/2017)

20:00h- Mauro Sergio e Banda (MA)

O contrabaixista e compositor é formado no curso de Música Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão e professor do curso de contrabaixo elétrico da Escola de Música do Estado do Maranhão. É um dos coordenadores do Festival Internacional de Contrabaixo de São Luís (FIC’Z) e integra o grupo de música instrumental “Farinha d’água” e a banda “Big Show Band”, além de desenvolver um trabalho solo como baixista instrumental. Já se

apresentou em diversos estados brasileiros e ministrou workshops em Portugal. Natural de Vitória do Mearim (MA), Mauro Sérgio já se apresentou com grandes nomes do contrabaixo nacional (Celso Pixinga, Ebinho Cardoso, Artur Maia, Sérgio Groove, Adriano Giffoni, Eduardanuy, Marcinho Eiras) e internacional (Jim Stinnett, Grant Stinnett, Todd Johnson e Dom Moio). Também participou de gravações de CD’s e DVD’s de vários artistas.

21:15h - Zé Renato e Renato Braz (RJ/SP)

Zé Renato - Em 1979, formou, com Cláudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos. Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. Primando pela sofisticação de produção e repertório, consolidou-se no primeiro time de intérpretes brasileiros. Algumas de suas canções foram gravadas por artistas como Jon Anderson (da banda YES), Milton Nascimento, Joyce, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Lulu Santos, Nana Caymmi, MPB-4 e Boca Livre, entre outros. Consolidando sua carreira internacional, esteve na França, em outubro de 2005, na caravana do Projeto Pixinguinha. Ainda, encerrando as comemorações do Ano do Brasil na França, no mês de novembro, integrou o elenco da Sinfonia do Rio de Janeiro no auditório da Unesco, em Paris. Tem 40 anos de carreira e inúmeros discos gravados.

Renato Braz

O cantor, violonista e percussionista paulista tem umas das mais belas vozes masculinas do país. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira. Entre eles, Luiz Melodia, Antônio Nóbrega e Ney Matogrosso. Durante a carreira lançou, mais de dez discos. Entre eles, “Outro Quilombo” com interpretações de músicas de Caetano Veloso e Gilberto Gil e “Papo de Passarim” fazendo um duo com o carioca Zé Renato. Constrói uma carreira premiada. Já venceu o Prêmio Visa "Edição Vocal de 2002" e, em 2003, foi vencedor do Prêmio Visa de MPB, na categoria Melhor Cantor. Renato Braz é considerado um dos cantores mais importantes do Brasil que surgiu na última década. Com sua voz de timbre marcante conquista cada vez mais fãs pelo país afora.

22:30h- Annika Chambers (USA)

É um expoente da soul music americana da atualidade. Durante oito anos, essa talentosa artista de Houston (USA) serviu ao Exército dos Estados Unidos. Só em 2012, ao participar da International Blues Competition (IBC), foi revelada para o público. Depois da competição, decidiu investir em um disso próprio, o álbum “Making My Mark” que contou com as participações do baixista Larry Fulcher (ganhador de dois Grammys pelo trabalho ao lado do guitarrista Taj Mahal) e do proprietário do Montrose Studios, Richard Cagle. O CD conquistou os amantes do blues da sua cidade natal e fez com que a americana ganhasse o mundo com seu timbre forte e apaixonante. Em seus shows, mescla clássicos de divas do blues/soul com canções autorais em repertórios inesquecíveis cuja inspiração vem de grandes nomes da música negra americana como Aretha Franklin, Etta James e Ray Charles.

Domingo (13/08/2017)

20:00h- Eduardo Neves e Rogério Caetano (RJ)

CIRCUITO BARREIRINHAS

OFICINAS DE MÚSICA (Gratuitas): Sexta-feira (11/08/2017)

Manhã: Oficina de Canto ministrada por Alma Thomas (USA)

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), na Praça do Coreto, no centro de Barreirinhas.

Horário: 10:00h às 12:00h.

Sábado (12/08/2017):

Manhã: Oficina de voz e percussão ministrada por Zé Renato e Renato Brás

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), na Praça do Coreto, no centro de Barreirinhas.

Horário: 10:00h às 12:00h.

JAMS SESSIONS (Gratuitas): dias 11,12 e 13 de agosto

Esses tradicionais encontros musicais vão acontecer após os shows oficiais do festival, no Bar Terraço Gourmet, na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Praça do Coreto), no centro de Barreirinhas.

Feira de Exposições: dias 11, 12 e 13 de agosto

Para valorizar os produtos e a cultura maranhense serão realizadas a “Feirinha Gourmet”, com pratos da gastronomia maranhense e outros quitutes, a “Feirinha de artesanato” com produtos regionais, entre outros, e “Exposições culturais” de artistas regionais, durante os dias do festival, a partir das 16h, na Praça do Trabalhador (ao lado do palco do festival).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.