Jazz e Blues Festival 2017

Evento reúne artistas em Barreirinhas neste mês

A cidade ficou repleta de admiradores do jazz.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: reprodução / internet)

BARREIRINHAS - A nona edição do Lençóis Jazz e Blues Festival 2017 ocorre entre os dias 11 e 13 deste mês de agosto, em um excelente espaço para apreciar o ritmo. Veja a programação e saiba mais sobre os artistas do evento!

Sexta-feira (11)

20h - Jazzencontros (MA)

A banda foi formada em 2013 e encanta o público com belos arranjos, improvisos e o jazz cantado. No repertório, releituras de músicas brasileiras com versões originais. O grupo é formado pelo guitarrista Marcones Pinto, a cantora Gabriela Marques e o cantor James Pierre, a violonista Glícia Lorainne, o baterista Francélio Cantanhede, a pianista Thais Sena e o baixista Paulo Pontes.

No Lençóis Jazz & Blues Festival, a banda apresentará canções do show inédito Around the World: De todo canto, que mostrará vários swings de jazz (do oriental ao Manouche).

21h - Roda Gingante - Arismar do Espírito Santo, Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Sérgio Coelho (SP)

É referência em vários instrumentos como bateria, contrabaixo, piano, guitarra e violão. Já recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas/violonistas do Brasil (Revista Guitar Player). Ministra Master Classes e apresenta concertos em circuitos universitários dos EUA, na Dinamarca, na Argentina, Uruguai e em várias cidades brasileiras.

Bebê Kramer (Alessandro Kramer)

Esse músico e compositor gaúcho de Vacaria já foi considerado pela crítica européia a grande revelação do Festival do Acordeon Mundial (Áustria). Hoje, no Brasil e no exterior, é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas. Gosta de tocar os ritmos do Rio Grande do Sul com outros sotaques. E sempre com uma forte energia.

Gabriel Grossi

É considerado um dos maiores representantes da harmônica da atualidade. Além de carreira solo estabelecida dentro e fora do país, é integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas.

Com 9 discos lançados, gravações e shows com grandes nomes da música nacional e internacional (Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, João Donato, Dave Matthews, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, entre outros) e diversas turnês ao redor do mundo, Gabriel coleciona um extenso currículo agregando experiência, reconhecimento e reverência do grande público e dos que mais conhecem do assunto.

Sérgio Coelho

O músico catarinense é considerado um dos mais criativos trombonistas da nova geração. Dono de uma técnica aprimorada e de um cuidado especial pela linguagem brasileira, o catarinense encanta o público por onde passa. Em 2008, lançou um CD solo independente, Sergio Coelho – Trombone. Já participou de diversos projetos como o programa Mosaicos, da TV Cultura e o musical Os Produtores, dirigido por Miguel Falabella.

22h30 - Alma Thomas e Trio (USA)

A cantora, compositora e arranjadora é de New York. Conquista fãs Brasil afora desde sua celebrada participação no The Voice Brasil, em 2012. Seu repertório respeita a tradição do jazz, blues, bossa nova, samba e mpb. Ela possui músicas incluídas em trilhas sonoras de filmes e novelas, como Se Eu Fosse Você, De Pernas Pro Ar, Passione.

Sábado (12)

20h - Mauro Sergio e Banda (MA)

O contrabaixista e compositor é formado no curso de Música Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão e professor do curso de contrabaixo elétrico da Escola de Música do Estado do Maranhão. É um dos coordenadores do Festival Internacional de Contrabaixo de São Luís (FIC’Z) e integra o grupo de música instrumental Farinha d’água e a banda Big Show Band, além de desenvolver um trabalho solo como baixista instrumental.

21h15 - Zé Renato e Renato Braz (RJ/SP)

Zé Renato - Em 1979, formou, com Cláudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos. Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. Primando pela sofisticação de produção e repertório, consolidou-se no primeiro time de intérpretes brasileiros.

Renato Braz - o cantor, violonista e percussionista paulista tem umas das mais belas vozes masculinas do país. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira. Entre eles, Luiz Melodia, Antônio Nóbrega e Ney Matogrosso. Durante a carreira lançou, mais de dez discos.

22h30 - Annika Chambers (USA)

É um expoente da soul music americana da atualidade. Durante oito anos, essa talentosa artista de Houston (USA) serviu ao Exército dos Estados Unidos. Só em 2012, ao participar da International Blues Competition (IBC), foi revelada para o público. Depois da competição, decidiu investir em um disso próprio, o álbum Making My Mark que contou com as participações do baixista Larry Fulcher (ganhador de dois Grammys pelo trabalho ao lado do guitarrista Taj Mahal) e do proprietário do Montrose Studios, Richard Cagle.

Domingo (13)

20h - Eduardo Neves e Rogério Caetano (RJ)

O dueto formado pelo flautista, saxofonista e compositor Eduardo Neves e pelo violonista e também compositor Rogério Caetano transita com facilidade entre o popular e o erudito. Os artistas vão do choro ao jazz, passando pelo frevo, samba e bossa nova. Eles procuraram, na diversidade de gêneros, construir uma obra moderna, plural e tocada de forma original.

21h15 - Cristovão Bastos e Trio (RJ)

O tecladista é​ considerado um mestre do choro ​​​contemporâneo e dos arranjos. Já foi premiado com oito prêmios SHARPS, indicado ao Grammy Latino e ​ganhador do​ Prêmio da Música Brasileira. Ele aproxima o Choro de um grande público no Brasil e é considerado um grande compositor. Em Barreirinhas, Cristóvão Bastos (teclado) ​​vai se apresentar, com ​os​ convidados M​aurício Carrilho (violão) e Aquiles Moraes (trompete), o show do trio intitulado Homenagem aos Mestres do Choro. Ele marca as comemorações dos 70 anos de Cristóvão.

22h30 - Sandra Duailibe e Quarteto (MA)

A compositora e cantora Sandra Duailibe abraçou, em 2005, o canto como vida e profissão. Com um timbre de voz singular e interpretações emocionantes, é considerada uma das divas da nossa MPB. Em 2017, lançou em Brasília e no Rio de Janeiro seu DVD Celebrizar acompanhada por um time de primeira.

Dias 11, 12 e 13 - DJ Vanessa Serra (MA)

É jornalista, pesquisadora de Cultura Popular e de Música e colecionadora de discos de vinil. Atua como DJ desde dezembro de 2016. Desde 2017 é DJ residente no Restaurante Manu, no Brisamar Hotel, em São Luís, onde realiza semanalmente o projeto Quarta do Vinil.

O festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), e do governo do Estado do Maranhão via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e os apoios culturais do Sesi / Fiema, Sebrae, Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Viluma Construtora, Tory Brindes, TV Mirante e TV Ufma- Realização Tutuca Viana Produções

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.