Pesquisa

Nobel de Química é concedido a Benjamin List e David W.C. MacMillan

Cientistas desenvolveram catalisadores orgânicos assimétricos.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

ESTOCOLMO (SUÉCIA) - Os pesquisadores Benjamin List e David MacMillan ganharam o Prêmio Nobel de Química pelo trabalho de uma "ferramenta engenhosa de construir moléculas". Os nomes foram anunciados hoje (6) em Estocolmo pelo Comitê do Nobel.

Os dois cientistas reportaram, de forma independente, o "desenvolvimento de catalisadores orgânicos assimétricos".

O prêmio de Química é o terceiro Nobel anunciado nesta semana. Na segunda-feira (4), os norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian foram agraciados com o Nobel de Medicina, pela descoberta de receptores de temperatura e toque na pele.

Ontem, o norte-americano nascido no Japão Syukuro Manabe, o alemão Klaus Hasselmann e o italiano Giorgio Parisi venceram o Nobel de Física 2021, pelo trabalho que ajuda a compreender sistemas físicos complexos como a mudança climática da Terra.

O Prêmio Nobel foi criado pelo inventor da dinamite e empresário sueco Alfred Nobel e é entregue desde 1901. Os próximos a serem anunciados serão os de literatura, paz e economia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.