Vulcão

La Palma: uma casa escapou ao rio de lava do Cumbre Vieja

A moradia já é chamada Casa Milagre nas redes sociais.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Era uma imagem, escreveu jornalista, "de uma idílica casa unifamiliar que escapou milagrosamente ao rio de lava.
Era uma imagem, escreveu jornalista, "de uma idílica casa unifamiliar que escapou milagrosamente ao rio de lava. (Foto: Reprodução/Twitter)

LA PALMA (ESPANHA) - O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção em La Palma, nas Ilhas Canárias, já destruiu mais de 200 casas e milhares de pessoas tiverem de ser evacuadas. A lava continua a descer lentamente a caminho do mar, destruindo tudo por onde passa. Mas há uma pequena casa que escapou à força da natureza. A Casa Milagre, como já é chamada nas redes sociais.

O jornalista Gonzalo Suárez conta, no El Mundo, que a holandesa Ada Monnikendam navegava pelas redes sociais quando viu uma das várias fotografias do vulcão e da lava em La Palma.

Era uma imagem, escreveu o jornalista, "de uma idílica casa unifamiliar que escapou milagrosamente ao rio de lava do vulcão do Cumbre Vieja, numa minúscula ilha rodeada de rocha" vulcânica.

Ao ver a imagem, Ada disse que conhecia a casa. "Eu e o meu marido construímos", afirmou.

O casal construiu a casa para Inge e Rainer Cocq, dois dinamarqueses que não vão à ilha desde que começou a pandemia. São octogenários e, com a pandemia de covid-19, ficaram com receio de viajar.

Ada Monnikendam informou que todos choraram como loucos quando ela lhes contou que "a casa estava intacta".

A holandesa vive na ilha desde 1976. É representante de uma empresa de construção de casas unifamiliares.

Foi ela quem tratou da construção da "casa milagre", como agora é conhecida.

A lava circulou à volta da pequena casa que fica em El Paraíso, onde mais da metade de todas as residências foram destruídas, assim como a escola da localidade.

Os donos continuam na Dinamarca e não pensam em viajar logo para a ilha.

Segundo o jornalista, eles ficaram, obviamente, muito contentes porque a casa escapou à fúria da natureza. Dizem agora que talvez voltem, quando a situação se acalmar. Eles ou os filhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.