Conflito

Multidão invade aeroporto no Afeganistão para fugir do Talibã

EUA informaram que 2,5 mil soldados estão à caminho.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Tumulto ocorreu após retirada de tropas americanas do país.
Tumulto ocorreu após retirada de tropas americanas do país. (Foto: Sahar Rahimi/BBC)

Uma cena tomou conta das redes sociais e principais noticiários do mundo nesta segunda-feira (16). Trata-se de uma multidão tentando entrar em aviões para deixar o Afeganistão, no aeroporto de de Cabul, capital e cidade mais populosa do Afeganistão.

Vídeos divulgados mostraram as pessoas tentando invadir aeronaves paradas no aeroporto e tentando entrar em um avião da força aérea americana. Ao menos cinco pessoas morreram durante o tumulto.

A situação tomou essas proporções após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), anunciar que iria retirar as tropas americanas do Afeganistão, dando continuidade a um pacto feito durante o governo Trump em 2020, assinado pelo embaixador dos EUA, Zalmay Khalilzad.

Desde então o Talibã dominou o exército afegão e dominou o país. O porta-voz-chefe do Pentágono, John F. Kirby, afirmou que 2,5 mil fuzileiros navais americanos estão à caminho do local e que tropas turcas estão ajudando a proteger o aeroporto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.