Passou

Foguete Chinês é visto no céu de Santa Catarina

O objeto também foi avistado em outros estados brasileiros.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Jocimar Justino, astrônomo amador, fez sequência de imagens para mostrar trajeto do objeto.
Jocimar Justino, astrônomo amador, fez sequência de imagens para mostrar trajeto do objeto. (Foto: Jocimar Justino/Arquivo pessoal)

O foguete chinês, que chamou atenção do mundo durante a semana, foi visto no céu de Santa Catarina na noite do último sábado (8). Ele foi registrado pela câmera de monitoramento de uma estação em Monte Castelo, no Norte do estado, por volta das 18h30 de sexta-feira (7).

Veja também:

Destroços de foguete chinês devem cair na Terra

Estágio de 20 toneladas de foguete chinês cairá na Terra até este domingo (9)

O foguete também foi observado na quinta (6) e na sexta-feira (7) no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), é possível identificar o foguete pela variação do brilho dele no céu:

"A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita", explicou.

Os registros foram feito pela estação de Jocimar Justino, um astrônomo amador que mora em Monte Castelo. "Devido a altitude que o objeto passou, naquela posição ainda estava recebendo a luz direta do sol. O que vemos é o sol refletido nele, é como se estivesse um espelho girando", confirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.